:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Ibirapuã: Numa noite de temperatura amena, lá estavam: o tapete vermelho, flores, cadeiras organizadas, ornamentação cuidadosa em acortinados azuis. Junto a isso, os instrumentos de cordas e percussão harmonizados com as vozes do coro e a mensagem de paz. Na plateia, a emoção e a interação que fez todos acompanharem as coreografias e dedicarem os melhores aplausos.

A Praça Geraldo Chácara, que fica em frente à Igreja Batista, em Ibirapuã, estava lotada na noite desta quinta-feira (20). A população, e as autoridades locais, comemoravam os 55 anos de emancipação política do município, prestigiando o Concerto Pela Paz da Orquestra do Instituto de Educação e Desenvolvimento - ICED. A apresentação aconteceu junto ao culto cívico. “É muito lindo ter em nosso aniversário a música de orquestra que engrandece nossa alma, e saber que esse trabalho vem de um projeto social, nos enche ainda mais de alegria”, disse o prefeito Calixto Antônio Ribeiro, foi ele, por meio da Prefeitura quem fez o convite ao maestro Orley Silva, para que o concerto acontecesse em praça pública. 

O momento em Ibirapuã fez parte da programação do 5º Encontro de Cordas do ICED, que está acontecendo desde o dia 17 e segue até o dia 22 de julho. Um ótimo programa para o fim de semana da família em Teixeira de Freitas. Música da melhor qualidade, unindo o erudito com o popular tropicalismo, numa mistura ousada que está emocionando o público desde a primeira apresentação. “Fugir do que é lógico e manter o compromisso com a qualidade é o desafio que nos move”, contou o coordenador artístico do Encontro e idealizador do ICED, Maestro Orley Silva.

Durante as noites, nas apresentações artísticas feitas por crianças, adolescentes e jovens, muitos se emocionam. Durante o dia, com as aulas e oficinas, o Encontro mostra-se como o que realmente é: uma referência cultural e um instrumento de inclusão e desenvolvimento social. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. 

Na noite desta sexta-feira, a apresentação é na Igreja Batista Memorial com a “Noite dos Grandes Compositores”, com a Camerata do ICED e se estende com o Lounge Musical “Noite do Jazz”. O Concerto de Encerramento promete grandes emoções com a Orquestra Infantil, Orquestra 9 de Maio e Orquestra Regional do Extremo Sul da Bahia. Escolha sua melhor companhia e vá conferir de perto.

Por Vida Diária: DECOM/ICED.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.