:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: A partir de fevereiro de 2018, os condutores de todo o país não serão mais multados caso sejam pegos dirigindo sem a Carteira Nacional de Habilitação. Isso porque o Conselho Nacional de Trânsito aprovou nesta terça-feira (25), um projeto que cria uma versão digital da CNH. Segundo o Ministério das Cidades, ela será uma versão do documento com o mesmo valor jurídico da CNH impressa.

A equipe do Vida Diária entrou em contato com Tatiane Ruas, Coordenadora da 24ª CIRETRAN de Teixeira de Freitas. Ela disse que, na prática, será permitido que os motoristas da cidade e de todo o país se identifiquem por meio de um aplicativo de smartphone. “Estamos dando um passo à frente. Haverá todo um cadastramento antes, acredito que é um avanço, a tecnologia trabalhando a nosso favor. Com isso, quem esquecer a CNH em casa, não estará sujeito à multa e pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital”, explicou.

Assim, seguirá sendo obrigatório dirigir com a CNH, seja ela impressa ou no aplicativo online. A coordenadora salienta que com esse dispositivo, os agentes de trânsito também poderão consultar os dados dos documentos por meio de um aplicativo de celular que ainda está em fase de testes. O App fará a leitura do QRCode, como já é realizado com a CNH impressa.

Desde maio deste ano, todas as CNHs emitidas no país contam com um código QR impresso no verso do documento. Segundo o Ministério das Cidades, o objetivo da tecnologia é evitar fraudes e não é necessário atualizar o documento apenas para contar com o código QR. O objetivo do governo é que todas as habilitações sejam atualizadas conforme o prazo de vencimento padrão. O Contran ressalta que a CNH impressa continuará sendo emitida normalmente.

Entenda como vai funcionar

• Cadastro - O usuário realizará o cadastro no Portal de Serviço do Denatran e confirma seu e-mail com o uso de certificado digital. Para isso, o acesso deve ser efetuado por um equipamento que permite o uso desse certificado; ou por meio do seu e-mail, no balcão do Detran.
• Ativação do cadastro - Será enviado um link para o e-mail informado. Em seguida, o motorista deverá realizar o login pelo aparelho onde deseja ter sua CNH digital.
• Segurança - No primeiro acesso, será preciso criar um PIN (código) para armazenar os documentos com segurança. Será preciso inserir o PIN criado para poder visualizar os documentos.
• Bloqueio – Caso necessite bloquear o aparelho para impedir o uso de sua conta e acesso aos seus documentos, o usuário deve acessar o Portal de serviços do Denatran com o certificado digital e solicitar o bloqueio.

Por: Vida Diária/Mirian Ferreira – Ascom

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.