:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O encontro aconteceu nesta quinta-feira (9), na sala de comissões da Câmara, contando com a presença de todos os vereadores. Representando a Suzano participaram a diretora de comunicação, Wilzelene Gonçalves, e o gerente André Rocha Vieira de Brito. O Poder Executivo também se fez presente na pessoa do Vice-Prefeito Fernando Jardim, e do Secretário Municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Francisco Luiz.

De acordo com dados fornecidos pela Suzano, a empresa conta hoje com 909 colaboradores efetivos com residência no município de Mucuri, o que representa 35% do total. Entre março de 2016 e fevereiro de 2017 foram contratados 1.524 trabalhadores de Mucuri, entre fixos, projetos e PG (Parada Geral), uma média de 28% do total.

Esses e outros números foram prontamente apresentados pela empresa após solicitação feita pela Câmara de Mucuri, através de ofício assinado pelos 13 vereadores, que pedia esclarecimentos sobre os dados e os critérios utilizados para a contratação de mão de obra local.

Durante a reunião, o questionamento maior dos vereadores rondou em torno das contratações realizadas por empresas terceirizadas, que prestam serviços à Suzano. Os parlamentares quiseram saber porque muitas dessas empresas contratadas preferem trazer empregados de outros municípios, tendo custo com transporte e moradia, a contratar mão de obra local. André Rocha explicou que há um direcionamento por parte da Suzano para que a contratação seja prioritariamente de pessoas oriundas do município.

 O tema ainda será amplamente debatido pelos parlamentares. Os vereadores querem melhorar os números apontados no alto índice de desemprego, e tem ouvido diferentes setores (Poder Executivo, jurídico, privado) para encontrar soluções viáveis e legais para a solução do impasse. Uma das propostas levantada pelos vereadores é retomar Projeto de Lei que tramita na casa e que visa a otimização da contratação de mão de obra local por parte de empresas e suas contratadas no município de Mucuri. Os parlamentares estão estudando o Projeto e em breve apresentarão à comunidade.

Para o Presidente da Câmara, Zé do Boi, o momento é de unir esforços para encontrar um resultado satisfatório. “É importante deixar claro para a população de Mucuri que esta Casa está muito preocupada com a questão da geração de empregos no nosso município. É tanto, que estamos realizando esta reunião com a Suzano hoje, e estaremos realizando outras mais com outras empresas instaladas no nosso município. Aqui presente está o Executivo, com a presença do Vice-Prefeito e do Secretário de Indústria. Está aqui o Legislativo, o Executivo e o setor privado discutindo formas de solucionar os problemas que encontramos no nosso município. Tudo isso é a resposta que nós vereadores estamos dando para a população. Mas é preciso um pouco de calma até chegarmos a uma solução viável para todos. Mas o importante é que a população saiba que nós estamos em busca de uma solução”, opinou.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.