:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Porto Seguro: Nossa redação recebeu uma denúncia na qual envolve pessoas ligadas à educação. De acordo com o registro na delegacia da cidade, a diretora do polo Unopar de Porto Seguro, a senhora Maurina Marques, teria solicitado uma bolsa desconto para um "amigo”, que possivelmente trabalha na prefeitura, informando que esse amigo estaria ajudando a mesma em assuntos de seu interesse, e que ela arcaria com as despesas relacionadas ao curso do futuro aluno. Há algum tempo a nossa redação recebeu essa denúncia, e só agora, após conseguir falar com todos os envolvidos que estamos publicando.

Porém, ao chegar a data limite do prazo para ser lançada a bolsa desconto, o referido "amigo" não tinha feito o vestibular ainda. Sendo assim, foi informado a diretora Maurina Marques e o coordenador de marketing Paulo Barbosa sobre a urgência para que o "amigo" fizesse o vestibular o quanto antes. Nesse momento, Paulo Barbosa teria informado que o "amigo" se recusava a fazer o vestibular, porque alegava que já teria feito o processo seletivo do ano anterior, sendo assim, foi solicitado, junto a central da Unopar em Londrina, um reaproveitamento do vestibular antigo. A universidade não aceitou, ou seja, não poderia ser reaproveitada a prova do ano anterior, portanto o aluno teria que fazer uma nova prova para poder se matricular.

 

Como o amigo tinha se negado a fazer a prova, e a diretora do polo precisava dos favores dele no que diz respeito a conseguir a utilização gratuita de um antigo prédio da prefeitura para as novas instalações da Unopar, a diretora teria mandado o funcionário Paulo Barbosa fazer a prova no lugar do aluno e falsificar as assinaturas do candidato Robson Roberto Oliveira Santana, de acordo com a denúncia que é investigada na delegacia.

 

Depois disso, o funcionário Paulo Barbosa teria confessado o que aconteceu a um funcionário do polo. Ele teria ficado com medo do seu ato a pedido da diretora Maurina. O aluno não imaginava que a prova dele tinha sido falsificada. Ele só tinha ciência que estudava na Unopar devido aos favores oferecidos à diretora do polo.

 

O delegado de Porto Seguro, Marcelo Paiva, está investigando o caso. Nossa redação recebeu vários documentos, inclusive a prova de vestibular falsificada e a ocorrência. Falamos por telefone com os acusados da Unopar de Porto Seguro, tanto a Maurina quanto o Paulo nega o fato. E de acordo com a nota da Unopar de Londrina, eles estão investigando o caso. Já o delegado nos disse que está ouvindo todos os envolvidos e, que em breve, dará uma resposta sobre a investigação. Conversamos também com o Robson Roberto, o “amigo”, e ele disse desconhecer essa prova com o tema “O amor é tudo”. E que a prova que ele já fez na universidade em 2016 o tema era sobre o MST.

Segue a nota de esclarecimento oficial da Unopar:

Em resposta à solicitação do portal Vida Diária, a Unopar reforça que está apurando os fatos que supostamente envolvem o polo de apoio presencial em Porto Seguro (BA) para tomar as devidas providências junto ao parceiro. A instituição segue com rigidez todas as normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para a oferta de vestibular e não compactua com nenhuma prática irregular no município, agindo sempre com total lisura nos processos internos por ser uma marca de tradição, referência nacional em excelência e qualidade na educação a distância. Regionalmente, possui contratos com gestores parceiros – e não diretores ou donos, conforme mencionado na matéria – em diversas localidades para representar os serviços educacionais. Em compromisso com a transparência, a Unopar permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

 

 Por: Vida Diária

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.