:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Nova Viçosa: O Orquestrando Futuros chegou a Posto da Mata/Nova Viçosa. Foi cantando e tocando o quanto a vida “é bonita e é bonita” em repertório que une clássico e popular que os músicos do Instituto de Cultura Educação e Desenvolvimento - ICED apresentaram o programa de forma artística e técnica. Personalidades locais, secretários municipais, vereadores, representantes das forças policiais se emocionaram com a apresentação feita na Igreja Batista Betel, na tarde desta terça-feira (15).

Um caminho para o bem

Entre as autoridades, a opinião favorável à implantação do programa foi unânime. “O Orquestrando Futuros é o caminho! O caminho para o bem, para um novo conceito de cidadania e equidade social”, afirmou a secretária municipal de educação, Jessyluce Reis, conhecedora do programa e do trabalho do maestro Orley Silva, coordenador artístico do ICED, desde “a sua gênese”. A opinião de Jessyluce é compartilhada e fortalecida pelo secretário municipal de Indústria e Comércio, Jorge Cunha, para quem o programa representa um “sonho em ver as crianças e jovens do município se apresentando no Natal, em cantatas pela cidade, e no verão, em blocos de Carnaval”.

O Major PM Anilton Almeida fez uma fala pública em que lembrou o seu trabalho em Teixeira de Freitas à época em que Orquestrando Futuros começou a atuar, quando ele estava no posto de SubComandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, em 2013.

“Eu via que somente a polícia e seu poderio não conseguiriam mudar a batalha diária de alguns bairros periféricos da cidade, onde jovens de 14, 15 anos se voltavam contra a PM. Foi aí que o Orquestrando Futuros chegou e alcançou lugares que nossas armas jamais alcançariam”, contou o Major. “Se deu certo em Teixeira, vai dar certo em Nova Viçosa”, completou o pastor Assis, incentivador do programa.

É melhor investir em futuros

Com visão prática, Jorge Cunha vislumbra no programa a geração de emprego e renda, favorecendo as crianças, jovens  e suas famílias. “A Orquestra trabalha o presente e futuro ao mesmo tempo”, e assim, ele já contabiliza que “não tem nem comparação investir altos valores em um show para entreter por uma noite e fazer o investimento num programa que valoriza centenas de vidas” e deixa um legado profissional e também de valores morais.

O vereador Fabiano da Saúde declarou que ele próprio levará a proposta de implantação do programa  à Câmara Municipal. O programa já conta com o apoio do vereador Francisco Fidelis, que festejou: “será ótimo, vai mudar muitas vidas”.

A cultura e turismo

O ICED, que realiza o Orquestrando Futuros, é sediado em Teixeira de Freitas, onde desenvolve vários trabalhos, que por sua vez, abriram espaço para uma agenda cultural no município, como a realização do Encontro de Cordas, Terça Justa, Natal em Todo Canto, Eruditos Concertos e outros. Os eventos promovem intercâmbios culturais e oportunizam o turismo. Recentemente, o distrito de Itabatã, em Mucuri, num esforço entre iniciativa pública e privada, celebrou a chegada do Orquestrando Futuros.

Por: Vida Diária/ Decom ICED.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.