:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Na manhã desta sexta-feira (18) estudantes da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, do Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa e alunos do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento – ICED se reuniram na Praça da Bíblia e, em manifestação pacífica, caminharam até as instalações da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas – PMTF no Caraipe Plaza Hotel. O grupo reivindica o retorno do Passe Livre, protesta contra o aumento da tarifa do Transporte Público e luta pela continuidade do Projeto Orquestrando Futuros. Após manifestação, os representantes foram recebidos pela assessoria executiva e secretários.

Flaviany Damasceno, integrante do Diretório Central dos Estudantes – DCE da UFSB explica que o movimento é uma parceria dos universitários e estudantes do ensino médio e o objetivo principal é a garantia do benefício assegurado pela Lei Municipal 664/2013 sobre o Passe Livre: “A nossa luta é pelo retorno do Passe Livre e para reivindicar a diminuição da tarifa de ônibus, tanto de Teixeira de Freitas, quanto nos distritos. Desde o dia 16, a nossa luta é apenas a reivindicação por nossos direitos junto aos poderes Legislativo e Executivo”.

Para Bruno Rodrigues, aluno do Projeto Orquestrando Futuros do ICED, coordenado pelo Maestro Orley Silva, a realização de um movimento de manifestação é válido para mostrar à cidade que o projeto muda realidades, muda a vida de crianças e adolescentes, e proporciona cultura, entretenimento e emoção. “Vamos continuar lutando por esse projeto!”. Finaliza.

O vereador Jonathan Molar esteve presente e ressaltou a importância do ato. “A manifestação é mais do que justa, uma Lei Municipal desde 2013 que não atende somente estudantes, mas contempla também as gestantes, deficientes e idosos. E hoje, estamos há 08 meses sem o benefício. Cobramos via ofício, pessoalmente, e sem retorno, a única justificativa é que não há verba. Quando o Estado não faz o seu trabalho, o povo tem que se manifestar para uma possível abertura de diálogo. A manifestação é pacífica e cidadã e nós apoiamos.” Disse.

De acordo com os representantes dos estudantes, a reunião com a assessoria executiva e secretários marcou o início do diálogo. Entre os presentes, o Secretário de Segurança e Cidadania Capitão Álvaro, o Secretário de Assistência Social Gilberto Souza, e o Assessor de Comunicação Érico Cavalcanti. A próxima ação dos manifestantes é a participação na audiência pública sobre Transporte Público, que acontecerá na Câmara Municipal, às 19h do dia 21 de agosto, com o intuito de expandir o diálogo entre autoridades e comunidade.

Por: Vida Diária/ Andressa Lima.

Matéria relacionada:

Manifestação de estudantes agita a Câmara Municipal

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.