:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

bnb

Intensificando os esforços para regularização de dívidas rurais com os produtores baianos, o Banco do Nordeste irá promover, entre os meses de setembro a dezembro, semanas de mobilização nas quais agentes da instituição irão até as comunidades, levando boletos para liquidação ou renegociação das dívidas. O objetivo é facilitar o acesso dos produtores inadimplentes aos benefícios da Lei 13.340, regulamentada em dezembro de 2016, que oferece o maior desconto para liquidação já concedido para o setor rural. Em alguns casos vai até a 95% de desconto.

Nas semanas de mobilização, o Banco contará com o apoio de parceiros como a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), através da Bahiater, Sindicatos Rurais, Federações, Setafs, Semafs e Secretarias Municipais. Estes agentes darão suporte nas ações de distribuição dos boletos nas comunidades, contribuindo desta forma para ampliar a capilaridade da ação. No mês de setembro, a campanha será realizada entre os dias 18 e 22, com estimativa de alcançar todos os municípios do estado.

A lei de regularização contempla operações de crédito contratadas até 2011, com descontos para liquidação de até 95%. O Banco do Nordeste é a única instituição operadora do Pronaf que oferece aos produtores tanto a possibilidade de liquidação quanto de renegociação da dívida.

As vantagens incluem a concessão de descontos para liquidação ou a concessão de novo prazo para amortização com vencimento da primeira parcela somente em 2021 e da última parcela até 2030. Com a liquidação, haverá a liberação das garantias reais (hipoteca, alienação, penhor) e aval existentes. Além disso, com a quitação da dívida, o produtor poderá voltar a investir na sua propriedade, já que não haverá comprometimento da sua receita para pagamento de prestações de financiamento. O cliente também volta a ter crédito na Praça.

Além das visitas dos agentes do Banco e seus parceiros nas semanas de mobilização, os produtores rurais interessados em liquidar ou repactuar suas dívidas podem procurar as agências do Banco do Nordeste até o dia 29 de dezembro deste ano.

Por Vida Diária: Andressa Lima/BNB.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.