:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Na manhã deste domingo (17), o Grupo Chama, com o apoio do Instituto Francisco de Assis - IFA Técnico, profissionais da saúde e empresários, realizou a ação solidária “Chama em Ação” no bairro Cidade de Deus, proporcionando lazer, diversão, atendimentos médicos, odontológicos, distribuição de alimentos, entre outros. O projeto social itinerante contou com a participação de médicos, dentistas, professoras e estudantes do curso Técnico de Enfermagem, cabeleireiros, empresários e toda a equipe do Grupo Chama.

053

Para Caio Checon, do Grupo Chama, essa é a primeira realização de muitas, do projeto social itinerante Chama em Ação. “O Grupo Chama faz ações sociais mais focadas nas entidades, associações, com a comunidade e envolvendo profissionais da saúde, corte de cabelo, enfermagem e apoio do IFA Técnico, é a primeira vez, e está sendo muito bom, a primeira de muitas. Nós estamos bem envolvidos e emocionados por conseguir suprir uma pequena parcela do que necessitam aqui”, disse.

023

Nos atendimentos médicos estiveram presentes o dermatologista Gabriel Paese, a pneumologista Bruna Maia, a endocrinologista Danielle Segatto, a enfermeira Joene Santos, e para os atendimentos de triagem, as professoras Jeanine Christie e Ellen Almeida e alunos do curso técnico de enfermagem do IFA Técnico. “Podemos estar presentes nas comunidades mais carentes através dessa ação, uma vez que é mais difícil para esses moradores, o acesso aos médicos, aos tratamentos. É uma ação que promove a saúde, onde é possível diagnosticar os pacientes e encaminhá-los ao tratamento, caso seja identificado algum tipo de doença. Ações como essa devem acontecer mais vezes em Teixeira”, afirma o dermatologista.

001

Segundo a professora Ellen Almeida, a ação social contribui para a expansão do aprendizado dos alunos. “É a oportunidade de praticarem toda a teoria e ensaios em sala de aula, e da comunidade saber que estão inseridos no processo social. Sempre quando proporcionamos ao aluno, a participação em projetos sociais, engrandece a cada um, se sentem felizes por ajudarem, por sentirem as necessidades da sociedade e contribuir com a prática da futura profissão, prática com excelência, que é o que o IFA oferece, explica a professora.

038

Para Flávio de Campos, coordenador do IFA técnico, a importância de participar de ações como essa, é que a instituição cumpre o papel social de atendimento à comunidade. “A função do IFA técnico é formar profissionais para melhor atender à comunidade. Quando trazemos os alunos para participarem de um evento desse tipo, fica evidenciado que, de fato, estamos cumprindo o nosso papel, o atendimento ao cidadão, seja nos hospitais ou nos bairros”, destaca o coordenador.

025

Foram mais de 200 moradores beneficiados, entre atendimentos médicos e odontológicos, triagem, lanches, recreação para as crianças, entrega de kits de higiene, cortes de cabelo, verduras, caixas de leite, chinelos. O Grupo Chama agradece a todos os profissionais e parceiros dessas ações: Dra. Bruna Maia, Dra. Danielle Segatto, Dr. Gabriel Paese, Joene Santos, Flávia Catabriga, Ivan Moreira, Núbia Corpus, Herty Breda, Lucas di Loreto, Ecosmetics, IFA Técnico, DJ Bike & Fitness, Raphael Moraes, Fernando Silva, Dr. Ronald Barros, Dr. Rodrigo Morgado, Dr. Alencar, Papaia Françolin, Bar do Paulista, Dutra Distribuidora, Refrigerantes Coroa, Mira Festas, Bahia Beer, Casa do Doutor, Rafael Cabeleireiro, voluntários Locaservice, Maria Helena (corte de cabelo) e Genial tendas. A equipe do IFA Técnico agradece aos colaboradores e alunos pela campanha de arrecadação de absorventes.

Por Vida Diária: Andressa Lima.

Fotos: Andressa Lima e Walzitania Maffei.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.