:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

gbm

Teixeira de Freitas: Na manhã desta quinta-feira (21), pessoas que transitavam pela Praça da Bíblia ficaram admiradas com o cenário que parecia real. Foram surpreendidas pelo movimento de viaturas do Corpo de Bombeiros, ambulância do SAMU, carros de polícia, guardas de trânsito, Guarda Municipal, uma grande multidão e a trilha sonora das sirenes que indicavam que algo grave havia acontecido. No centro da agitação, um veículo amassado e uma vítima presa nas ferragens, e a pergunta que não queria calar, afinal de contas, “o que é isso? ”.

gbm2

Ainda bem que foi somente uma simulação de técnicas de Resgate Veicular e de atendimento pré-hospitalar, montada no centro da cidade, cumprindo o cronograma de atividades da Semana do Trânsito. O panorama apresentado foi a demonstração de uma abordagem integrada, executada da mesma maneira que é feita nas rodovias e nas vias urbanas quando ocorre esse tipo de acidente.

gbm3

Na praça uma guarnição de Bombeiros Militares do 18º GBM demonstrou, com destreza, técnicas de retirada de ferragens com uso do desencarcerador, liberando a vítima para que na sequência, a equipe do SAMU efetuasse o atendimento pré-hospitalar e condução do paciente estabilizado.

gbm4

Atuaram na simulação de abordagem integrada, as equipes da Guarda municipal, do Trânsito e da Defesa civil. Cada equipe cumprindo a sua atribuição para que no palco de operações todas as ações efetuadas pelos Bombeiros e SAMU fossem efetuadas de forma rápida e precisa, da mesma maneira como fazem em situação real cumprindo o protocolo de Resgate Veicular que preconiza que as ações de resgate devem ser efetuadas em até 12 minutos com o amparo da vítima por equipe médica visando não agravar o trauma e a preservação da vida.

gbm5

Os espectadores presentes aplaudiram a atuação profissional demonstrada com precisão e reconheceram que são esses os verdadeiros heróis que militam diariamente pela vida, pessoas que são dignas de respeito e consideração pelo fato de ter assumido o sacerdócio de proteger e resgatar mesmo que as suas próprias vidas estejam em risco.

Por Vida Diária: Andressa Lima/Ascom.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.