:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Porto Seguro: A implantação do curso superior de Medicina em Porto Seguro está prestes a se tornar realidade. A avaliação positiva foi feita pelo Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Rogério Zeraik Abdalla, após visita técnica realizada no município, dia 22/09. O secretário conheceu os serviços de urgência e a estrutura do Hospital Luis Eduardo Magalhães e das UPAs do complexo Frei Calixto e Arraial d´Ajuda.

faculdade1 

Rogério Abdalla participou ainda de reunião no gabinete da prefeita Cláudia Oliveira, com a presença da prefeita e das secretárias de Saúde, Edna Alves e Educação, Cláudia Regina Melo; do procurador Jurídico, Hélio Lima e da diretora geral do Hospital Luis Eduardo Magalhães (HLEM), Ana Kécia Xavier. Ao final das visitas, o secretário mostrou-se bastante satisfeito com o que viu, elogiando inclusive a organização e a capacidade das UPAs em desafogar o HLEM. “Precisamos habilitar o hospital para funcionar como hospital escola. Para esse ano isso não será possível, mas para o próximo ano, com certeza”.

 faculdade2

Durante o encontro, a secretária de Saúde fez um relato da situação da saúde no município, que atualmente disponibiliza 90 médicos para a população, com 92% de cobertura da atenção básica. “Desde o início da sua gestão, a prefeita Cláudia Oliveira reformulou toda a política de saúde municipal, desde a parte de estrutura, equipamentos e pessoal. Sempre procuramos melhorar, mas hoje podemos dizer que temos uma rede de saúde muito bem instalada, que apresenta excelentes resultados”, enfatizou a secretária.

 faculdade3

A prefeita defendeu a importância de uma faculdade de Medicina no município, pela sua relevância a nível local e regional.  “Apesar dos nossos esforços, a demanda é grande e ainda temos carência de profissionais de algumas especialidades. Além disso, uma faculdade aqui evitaria que nossos jovens saíssem de casa para buscar formação nessa área”, salientou a prefeita. Ela aproveitou para fazer outras solicitações, como a habilitação da UPA do Arraial, que está sendo mantida com recursos do município. “A saúde aqui tem o apoio do Ministério, do Governo do Estado e da Prefeitura, que está muito bem. Contem com meu apoio também”, resumiu o secretário.

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.