:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Trancoso: Durante os oito dias da 6ª edição do  Música em Trancoso (18 a 25), a paradisíaca cidade do sul da Bahia será  tomada por diversas atividades recreativas e educativas, para visitantes e residentes. Entre elas, dois concertos ao ar livre, que serão apresentados na Praça do Bosque, centro de Trancoso, nos dias 23 e 24 de março. Os jovens bolsistas da nova Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro e o maestro Carlos Moreno comandarão o espetáculo.

Os concertos começam às 12h30 e tem duração de uma hora. No da quinta-feira, 23, a Orquestra  executara a peça infantil Pedro e o Lobo, do compositor ucraniano Sergei Prokofiev. Essa música é muito conhecida por sua função pedagógica, pois permite ensinar às crianças a sonoridade dos instrumentos. Já na sexta-feira, 24, Grupos e Metais executarão algumas das mais belas composições do repertório clássico: Marcha Radeztky (Johann Strauss), Canzon Piano e Forte (Giovanni Gabrieli), Someone to Watch Over Me (George Gershwin) e Napoli (Herman Bellstedt).

Formada por 62 bolsistas e 15 músicos profissionais, a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro fará sua estreia oficial em Trancoso, tocando também nos concertos dos dias 18, 19, 22 e 23 de março, no Teatro L’Occitane. O grupo é regido pelo maestro Carlos Moreno, um grande mestre na área e um dos mais requisitados de sua geração, atuando no Brasil, Europa, Estados Unidos e Ásia.

O Música em Trancoso

O Música em Trancoso surgiu em 2012 como fruto do sonho de quatro amigos. Sabine Lovatelli, Reinold Geiger, Carlos Eduardo Régis Bittencourt e François Valentiny desejavam realizar um evento que reunisse jovens músicos e profissionais consagrados e, ao mesmo tempo, colaborasse para promover as belezas naturais da região e estimulasse seu desenvolvimento econômico.

Com direção artística do Mozarteum, já subiram ao palco do evento mais de 44 mil espectadores e 992 artistas, reunindo intérpretes de reconhecimento internacional de música erudita e popular do Brasil e de várias partes do mundo, além de orquestras jovens brasileiras. As cinco primeiras edições já contabilizaram 121 masterclasses para 1.145 alunos e 98 aulas para 7.589 crianças do Ensino Público.

Com duas plateias (coberta e ao ar livre) 1.058 lugares cada, o Teatro L’Occitane também é usado para diversas atividades culturais e socioeducativas, transformando-se num centro permanente de produção e disseminação cultural. Seu anexo, o Facilities, dispõe de salas de ensaio e aulas, bar, salas de reunião e toaletes.

 PROGRAMAÇÃO

6º Música em Trancoso - Teatro L’Occitane

  • 18 de março – Noite Russa
  • 19 de março – Noite Sinfônica
  • 20 de março – Gershwin Piano Quartet
    • 21 de março – The Oscar Peterson Quartet featuring Gerald Clayton
    • 22 de março – Vocal Six
    • 23 de março – Música de Câmara
    • 24 de março – Música de Filmes e Musicais
    • 25 de março – Noite Italiana

*Programação sujeita à alteração

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.