:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

levantacapa

Teixeira de Freitas: A diretoria, os residentes e demais colaboradores da Associação Educacional e Assistencial Levanta-te estão em festa. Este ano de 2017, a associação comemora 06 anos de funcionamento. O projeto nasceu em meio a muitos momentos de tribulações e orações e o sonho de poder contribuir para o alívio do sofrimento, expectativas e esperança das famílias de muitos irmãos que sofrem com a dependência química. O casal Gilmar Rosa e Luíza Pontara decidiu então doar 7,5 hectares de uma área para que fosse criada em 03/11/2006 e fundada em 06/11/2006. Mas passou a oferecer o serviço proposto em 2011.

levanta4

A Associação Educacional e Assistencial Levanta-te, entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, de cunho religioso e de utilidade pública municipal e estadual, mantenedora da Comunidade Terapêutica Levanta-te que está em pleno funcionamento desde o dia 18 de Julho de 2011, devidamente inscrita no CNPJ e legalizada, atendendo às normas da ANVISA, Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Legislação Municipal, está situada em sua sede própria na Fazenda Bela Vista, Córrego Águas Claras, Zona Rural de Teixeira de Freitas - Bahia desde a sua fundação. 

levanta3

É uma das entidades que abarcam essa demanda, atualmente atende a um público advindo das regiões de Minas Gerais, Espirito Santo e Bahia e também a todo município de Teixeira de Freitas, cidades circunvizinhas e regiões rurais do município, prestando atendimento aos dependentes químicos e seus familiares, em ações de saúde, assistência social e também ações voltadas a sua espiritualidade, sem imposição de crença ou ideologia religiosa.

levanta2

A finalidade é a orientação técnica e profissional, atendimento, acolhida e tratamento aqueles usuários que queiram se recuperar e restabelecer a sua dignidade humana, com intuito de fortalecimento dos vínculos familiares. O principal instrumento terapêutico é a convivência entre os residentes. A Comunidade Terapêutica Levanta-te tem capacidade para atender 36 pessoas, mas, devido à falta de recursos financeiros e também para não comprometer e negligenciar na qualidade do atendimento dos que lá estão, estão impossibilitados de atingir essa meta.

levanta5

Em decorrência das dificuldades enfrentadas quanto à captação de recursos, a entidade depende de parcerias para manutenção dos seus serviços. Este problema se agrava à medida que a sociedade se isenta de seu compromisso em trabalhar em prol dessa demanda no sentido de resguardar seus direitos, impossibilitando a estes um tratamento digno, envolvendo também nesse processo a partir do controle social, lutando para que as políticas públicas se efetivem e contribuam para o fortalecimento das entidades que buscam trabalhar na perspectiva de tratamento de usuários de substâncias psicoativas.

levanta6

A falta de recursos públicos destinados à entidade para manutenção, que devido à importância que tem no município, ainda sensibiliza algumas pessoas que destinam doações que contribuem para manutenção mensal dos residentes, pequenos reparos e reformas sempre que necessário. A realidade é que a entidade necessita de recursos contínuos, pois se trata de um público-alvo crescente que tem muitas fragilidades e um dos objetivos da entidade é manter o máximo possível estes em tratamento, e para isso é necessário um espaço físico com uma estrutura adequada e aconchegante, carro para deslocamento dos residentes a serviços de saúde, previdência social, assistência social, entre outros que se fizerem necessários e uma equipe mínima ao atendimento da demanda apresentada.

Muitos são os desafios apresentados diariamente à Associação Levanta-te, mas a prioridade é e sempre será garantir aos residentes uma intervenção voltada ao atendimento direto a indivíduos que partilham da mesma dificuldade e buscam a recuperação na direção de uma qualidade de vida melhor.

Nesses seis anos de funcionamento, a diretoria e demais colaboradores, louvam a Deus por ter os agraciados com essa vocação e o privilégio de fazer a diferença na vida de tantas famílias, fazendo com que os residentes consigam resgatar suas vidas e sua dignidade. E quem tiver interesse de ajudar, faça uma visita, ou entre em contato através do número (73) 9 9987.7418.

 

Por: Vida Diária/ Mª Cristina Astori G. Amaral             

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.