:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

mais futuro

Quem deseja participar da segunda etapa do programa Mais Futuro, iniciativa que oferece estágio no setor público e auxílio permanência para estudantes de baixa renda, precisa atualizar o cadastro centralizado de programas sociais do governo federal (CadÚnico). O projeto é voltado para universitários da Estadual de Feira de Santana (UEFS), de Santa Cruz (UESC), do Sudeste da Bahia (UESB) e para a Universidade do Estado da Bahia, (UNEB). As inscrições para o programa devem começar nos próximos dias e poderão ser realizadas no site (maisfuturo.educacao.ba.gov.br).

Para fazer a atualização, o estudante deve ir no setor responsável pelo CadÚnico ou pelo Bolsa Família da cidade em que mora. O interessando também pode buscar orientações sobre o programa no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de casa. Em algumas localidades, o próprio CRAS realiza o cadastramento das famílias.

“Essa iniciativa do Governo do Estado é de fundamental importância para assegurar que os estudantes permaneçam no curso sem sofrer descontinuidade. Sabemos o quanto o auxílio financeiro é importante para os jovens continuarem seus estudos na universidade, por isso, estamos atentos às necessidades deste segmento e continuaremos a investir na formação dos nossos jovens”, afirmou o governador Rui Costa. 

O objetivo do incentivo é garantir a permanência desses estudantes nas salas de aula e a conclusão dos cursos de graduação. O auxílio do programa Mais Futuro varia de R$ 300 a R$ 600 mensais. O primeiro valor é destinado a universitários que estudam a até 100 quilômetros da sua cidade de origem. Já o segundo é para aqueles que moram em cidades a mais de 100 quilômetros de distância do campus onde estão matriculados. Candidatos ao programa Mais Futuro não devem possuir vínculo empregatício e não ter concluído qualquer outro curso de nível superior.

Estando dentro do perfil do programa, o estudante poderá receber o auxílio desde o primeiro semestre até completar dois terços do curso. No terço final da graduação, os beneficiários terão a opção e prioridade para ingressar em vagas de estágio de nível superior ofertadas por órgãos e secretarias do Governo do Estado.

O pagamento das bolsas é feito diretamente ao próprio estudante, por meio de cartão, em conta bancária criada com essa finalidade. Para o secretário da Administração, Edelvino Goes, o programa Mais Futuro “é um case de sucesso nacional em termos da administração pública, pela complementaridade das políticas públicas e pelo papel assumido pelo Estado na formação de mão de obra qualificada para o setor público, por meio do estágio, pois muitos desses jovens prestarão concurso futuramente”.

Por: Vida Diária/Secom.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.