:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

No final da manhã deste domingo (08), a Defesa Civil fez uma vistoria na parte do camarote que caiu na madrugada durante o show da cantora Ivete Sangalo em Aracaju (SE), na festa à fantasia Odonto Fantasy. No local, foi possível observar melhor a destruição, restos de fantasias e peças da estrutura de ferro. De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 60 pessoas foram feridas e 26 precisaram ser encaminhadas a hospitais.

Para a Defesa Civil, é prematuro ter alguma conclusão sobre as causas do acidente, que só uma perícia no local vai poder verificar a resistência dos materiais empregados na estrutura. “Os elementos visualmente podem apresentar um certo desgaste, mas precisam passar por um exame laboratorial, que vai verificar se a estrutura de fato não continha mais a resistência mecânica. A gente vai acionar também o Conselho Regional de Engenharia para poder fazer o laudo com as possíveis causas, que geralmente sai em 30 dias”, disse o coordenador geral da Defesa Civil, Silvio Prado.

O coordenador informou ainda que antes da festa o órgão cumpriu o Termo de Ajustamento de Conduta do Ministério Público Estadual. Nele, os organizadores do evento apresentaram uma série de documentações sobre a estrutura. “A Defesa Civil recolheu anotação de responsabilidade técnica do teste da carga que foi aplicada na estrutura, assim como a RT referente a montagem e desmontagem de palco e camarote”, explicou.

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe disse que o Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP) foi protocolado no dia 11 de setembro e aprovado após 18 dias. Explicou ainda que para que o certificado de aprovação de eventos seja emitido, são exigidos que os sistemas preventivos e as Anotações de Responsabilidades Técnicas (ART’s) sejam assinadas por um engenheiro responsável, atestando o projeto de segurança.

“Foram apresentadas as ART’s dos sistemas elétricos, dos testes de carga e da montagem das estruturas, da elaboração e execução do PSCIP, bem como todas as declarações necessárias para aprovação. Após a liberação do projeto, o processo segue para a vistoria, onde são verificadas se foram cumpridas as exigências que estão contidas no projeto”, afirma a nota divulgada pelo Corpo de Bombeiros.

O documento diz ainda que foram realizadas vistorias na sexta-feira (6) e no sábado (7). “Na primeira, foram encontradas algumas inconformidades em relação ao PSCIP, porém estas foram sanadas e verificadas na segunda vistoria. Sendo assim, após realizadas as correções, o processo foi aprovado e teve sua liberação para realização do evento”.

A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe informou, através da assessoria de comunicação, que vai instaurar inquérito para investigar se houve responsabilidade criminal dos organizadores do evento. A festa que está em sua 20ª edição reuniu mais de 20 mil pessoas no Sítio Terêncio, na capital sergipana, onde foram realizados shows com as seguintes atrações: Cartel de Bali, Jota Quest, Saulo, Solange Almeida e Léo Santana.

Após o acidente, Ivete parou a apresentação e acalmou o público. Em seguida, os organizadores do evento subiram ao palco e pediram que o público do camarote descesse para que uma área de segurança fosse isolada. Eles garantiram que a festa continuaria, assumindo qualquer tipo de responsabilidade diante do ocorrido. O show foi retomado após o socorro das vítimas. De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 60 pessoas foram feridas e 26 precisaram ser encaminhadas a hospitais.

Por volta das 15 horas deste domingo (8), a coordenação do evento publicou uma nota de esclarecimento sobre o acidente. Confira na íntegra:

"Ao longo desses 20 anos de Odonto Fantasy, sempre priorizamos a transparência e o compromisso com o nosso público. Por isso, precisamos esclarecer alguns pontos sobre o que aconteceu ontem, quando uma parte do piso de um dos camarotes cedeu.

Em primeiro lugar, queremos nos solidarizar com as pessoas que se machucaram; as que não estavam no exato local, mas ficaram assustadas e os familiares e amigos que ficaram preocupados quando souberam do ocorrido. Enquanto aguardamos o resultado da perícia que vai esclarecer as causas do que aconteceu, cuidamos de quem se machucou.

A equipe de bombeiros civis e do posto médico prestou os primeiros atendimentos no local e aqueles que precisaram de mais cuidados foram encaminhados a unidades de saúde. Estivemos com eles no hospital até receberem alta médica. Apenas uma pessoa segue hospitalizada. Continuaremos em contato com todos para que tenham a assistência necessária até a completa recuperação.

É fundamental ressaltar que a estrutura contratada pelo evento estava licenciada e vistoriada. A área foi isolada imediatamente após o ocorrido para que fosse avaliada a extensão do dano. Após a avaliação do bombeiro civil, a área restante do camarote foi liberada e o evento continuou com a apresentação dos demais artistas sem qualquer intercorrência.

Os organizadores informaram ainda que o camarote tinha espaço para 3 mil pessoas e a capacidade foi respeitada.

Por Vida Diária: Andressa Lima/G1.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.