:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Jony Nascimento, 15 anos, é um estudante secundarista de Teixeira de Freitas, fruto do ensino público. Um menino comum, que graças ao Programa Orquestrando Futuros do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED), descobriu seu dom para a música. O violinista, acaba de ser escolhido como “spalla” da 1ª formação da Orquestra Infantil da Bahia do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia). O posto é entregue ao melhor músico, aquele que tem técnica para auxiliar o maestro. Ele é o responsável pela afinação da orquestra e pela execução dos solos. Essa vitória do Extremo Sul Baiano foi confirmada neste fim de semana em Salvador. Para entender melhor os acontecimentos, vamos voltar alguns dias no tempo.

O voo

Quarta-feira, 7 horas da manhã de 11 de outubro de 2017. Os meninos e meninas integrantes do ICED comemoravam os quatro anos da criação da Orquestra 9 de Maio com uma programação muito especial. Parte deles, com idade entre 9 e 15 anos, estava de malas prontas para embarcar numa experiência única: participar da primeira formação da Orquestra Infantil da Bahia, iniciativa inédita do NEOJIBA para comemorar 10 anos de trabalho. Uma viagem cheia de música e emoção que começou em abril, com o lançamento do edital para a seleção das crianças e adolescentes e que está se concretizando agora, com o deslocamento e os ensaios preparatórios intensos que culminarão em grandes apresentações em Salvador. Todos os alunos do ICED, via Programa Orquestrando Futuros, que participaram da seletiva, foram aprovados.

E foi nessa expectativa que na quarta-feira eles se concentraram na área externa da Igreja Batista Memorial (IBM), esperando o momento de partir até Porto Seguro, e de lá, embarcar em um avião para a capital. Eles seguiram em uma van, já com algumas paradas definidas, afinal, além dos representantes do ICED, o Espaço Cultural Dona Flora de Alcobaça, também marcou presença entre os aprovados da Orquestra Infantil. Gislaine Romana, presidente do ICED e esposa do maestro Orley Silva, está acompanhando tudo de perto. De Teixeira de Freitas até Porto Seguro, tudo tranquilo. Em Porto Seguro, muitos experimentaram as sensações do primeiro voo. Desde a inquietação com os protocolos de embarque, até o frio na barriga na hora da decolagem. Para registrar, muitas fotos. Todas as que foram permitidas.

10 dias em Salvador

Em Salvador, uma recepção calorosa. A deputada estadual Maria del Carmen (PT) foi esperá-los no aeroporto, onde fez votos de dias de alegria, aprendizado e sucesso. “É sempre uma emoção a confirmação do belo trabalho feito pelo ICED, nas pessoas de Orley e Gislaine e também do grupo Dona Flora. Eu reconheço o talento e dedicação de todo o grupo e faço questão de manifestar meu carinho e admiração”, emocionou-se a deputada.

Na capital baiana a rotina é de muita disciplina. E os jovens músicos estão amando tudo, desde a vista do hotel em que estão hospedados, de frente para o mar, até o mais importante: as lições de música. Eles celebram cada encontro com os maestros monitores do NEOJIBA. Ao todo, as crianças permanecerão 10 dias em solo soteropolitano e no fim, participarão das apresentações no fim de semana de aniversário do NEOJIBA, na Concha Acústica e Teatro Castro Alves.

Por Vida Diária: Decom/ICED.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.