:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Em companhia de prefeitos do sul e extremo sul do Estado, secretários de governo e deputados federais e estaduais, o governador Rui Costa (PT) inaugurou, no início da tarde deste sábado (21), em Itamaraju, o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), que abrigará os setores administrativo e operacional da 43ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

O montante de R$ 2.199.000,00 foi investido na obra, situada em uma área anexa ao Ginásio Municipal de Esportes doada pela Secretaria Estadual de Educação, após mobilização da sociedade itamarajuense mediante à ameaça de fechamento ou transferência para outro município da Companhia de Polícia Militar por falta de acomodações.

Há aproximadamente dois anos, o governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pùblica, alegou falta de recursos para continuar mantendo o aluguel do prédio onde funciona a sede da Companhia, na Avenida Perimetral, em torno de R$ 5 mil. A responsabilidade foi repassada ao governo municipal na gestão do então prefeito Pedro da Campineira (PSD), que também disse não dispor de dinheiro.

A ameaça de fechamento ou transferência da CIPM levou a sociedade a se mobilizar e pressionar o poder público, tanto estadual quanto municipal, a bancar o aluguel do prédio ou a construir a sede própria da corporação, porém, as duas esferas continuaram dizendo não dispor de dinheiro. Entretanto, com a doação de parte da área do Ginásio de Esportes, na época mantido pelo governo estadual, e com uma contrapartida da Prefeitura Municipal, o governador Rui Costa autorizou a construção do prédio, à base de módulos com chapas de aço pré-fabricadas e preenchidas com painéis tipo sanduíche.

Na inauguração do imóvel, o governador destacou o avanço da segurança pública na Bahia, graças aos investimentos que ele anunciou ter feito no setor. No âmbito da Polícia Militar informou Rui Costa, o governo baiano, além de contratar recentemente novos policiais, convocou os aprovados na primeira etapa do concurso público da PM para a próxima e última fase do evento.

Reformas

Ainda na área de segurança pública, o chefe do governo baiano anunciou a reforma da Delegacia de Polícia Civil (Depol) e do Departamento de Polícia Técnica (DPT), anexos ao Complexo Policial de Itamaraju.

Comunicou também a reforma do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães (Colem), situado às margens da Rodovia Ba-489, que liga a cidade de Itamaraju ao município de Prado.

Na oportunidade, o governador apresentou três ambulâncias para doação aos municípios de Medeiros Neto, Mascote e Potiraguá e dois tratores a serem utilizados a serviço da agricultura familiar nos territórios de Eunápolis e Guaratinga.

Os pequenos agricultores da região foram contemplados também com a entrega pelo governador de 1.811 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Serão beneficiados agricultores dos municípios de Itamaraju, Prado, Itanhém, Vereda e Jucuruçu.

 

Por: Vida Diária/ Domingos Oliveira

(fotos: Secom-Ba)

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.