:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Centenas de motoristas baianos foram penalizados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) com a suspensão do direito de dirigir por um, dois ou três meses, por acumularem um mínimo de 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no período de um ano. A penalidade foi aplicada ainda de acordo com as regras antigas, já que, de acordo com as regras que entraram em vigor este mês, o período mínimo de suspensão será de seis meses, quando o motorista alcançar os 20 pontos.

A relação com os nomes foi publicada em um caderno especial do Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (02), mas os condutores poderão interpor recurso junto a JARI – entregando no Protocolo Geral do DETRAN/BA, nos postos do SAC e nas CIRETRAN do Estado da Bahia, até o dia 15 de dezembro. O cumprimento da penalidade vale a partir da entrega da CNH do condutor infrator no DETRAN/BA, conforme previsto no art. 20 da Resolução n° 182/05 do CONTRAN.

Segundo a legislação, o motorista que tiver o direito de dirigir determinado pelo órgão de trânsito deve fazer um curso de reciclagem em uma autoescola. Só após isso, poderá ter a carteira de volta. E, se o motorista com a carteira suspensa for flagrado dirigindo, terá a habilitação cassada.

De acordo com a coordenadora da 24ª Ciretran, Tatiane Ruas, com base no artigo 261 do Código de Trânsito, a suspensão do direito de dirigir acontece quando o condutor atinge os 20 pontos acumulados em um período de 12 meses. “Ao atingir os 20 pontos na CNH o condutor é notificado pelo Detran e é aberto um processo administrativo, muitas vezes o processo demora a ser iniciado, pois o Detran tem o prazo de cinco anos para notificar os condutores. Após o processo administrativo aberto, o condutor será notificado e o mesmo tem um prazo de defesa perante a JARI na primeira instância e na segunda e última estância perante a CETRAN”, explica a coordenadora.

Tatiane ainda conta que, se a defesa for indeferida, o motorista irá entregar a CNH e se submeter a um curso de reciclagem. Enquanto isso ele não pode dirigir, feito isso e passado o período de suspensão, a CNH é devolvida. É importante lembrar que esse tipo de processo não ocorre somente nas situações em que o condutor completa 20 pontos. Há algumas infrações gravíssimas que basta serem cometidas uma vez, para gerar a possibilidade da suspensão, mesmo não acumulando os 20 pontos, tais como transportar criança sem segurança, dirigir alcoolizado, fazer manobras perigosas, entre outras.

“É necessário que a sociedade entenda, o que se cumpre é aquilo que está previsto no CTB, isso serve para excluir ou suspender provisoriamente aquelas pessoas que são reincidentes em muitas infrações”, conclui Tatiane.

Confira a relação dos motoristas que atingiram os 20 pontos, clicando AQUI.

Por Vida Diária: Andressa Lima/Agora na Bahia.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.