:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: A 4º edição do projeto “Mutirão do Bem” aconteceu neste sábado (25) na Escola Municipal Geni Abutrabe Guerra Pessoa, no bairro Colina Verde, promovendo à comunidade os serviços de Farmácia, Enfermagem e Direito, além de atendimentos psicológicos, estéticos e recreação para as crianças. O projeto é uma parceria entre a Faculdade Pitágoras e a ONG Movimento Exerça Cidadania, e ao todo, já beneficiou mais de 2000 pessoas no ano de 2017, com as edições realizadas nos bairros Liberdade, Urbis, Vila Vargas e Colina Verde, alcançando também os bairros circunvizinhos.

Em torno de 400 pessoas estiveram presentes neste sábado na Escola Geni Abutrabe, participando de vários atendimentos, com a participação dos professores e alunos dos cursos de Farmácia, Enfermagem e Direito da Faculdade Pitágoras, a psicóloga Erlane Silva, cabeleireiros, pula-pula e algodão doce para as crianças.

Os atendimentos jurídicos serviram para orientar e tirar dúvidas sobre quais órgãos os cidadãos podem recorrer. “Hoje foi dia de ação social. É com muita satisfação que o Curso de Direito da Faculdade Pitágoras participa do 4º Mutirão do Bem. Através dessa parceria, estamos levando orientações jurídicas aos bairros, juntamente com os alunos e professores. Quando fazemos algo com amor, responsabilidade e ética, certamente iremos colher bons frutos”, afirmou a professora Carla Rodrigues.

Do curso de Enfermagem, a professora Jucimara Zocolotti explica que, “participar desse tipo de ação, é a consolidação de toda a proposta de formação implementada na faculdade. A enfermagem é uma profissão voltada para o processo do cuidar, não cuidamos da doença, cuidamos das pessoas. E esse processo acontece no dia a dia de uma comunidade. Promover a saúde não se limita às paredes do hospital, tem que ser a partir da educação, por exemplo, esse evento, que fortalece esse processo. Conseguimos fazer diagnósticos, aconselhamento, orientações para a procura do serviço de saúde, identificamos os problemas de saúde da população e trabalhamos para promover a saúde da mesma, cada vez mais. Que mais eventos desse tipo aconteçam!”.

Para a diretora da escola, Elizabeth Imberti, o mutirão oportunizou à comunidade diversos atendimentos. “Vale salientar que todo o movimento não foi remunerado, o mutirão é uma oportunidade de praticarmos o que o livro nos coloca na teoria, pois o aprendizado social surge com a prática consciente, atuando dentro do espírito de doação para o bem comum, fraternidade, apoio mútuo, um exemplo para gerações futuras. Esse projeto é útil e válido, atendeu a necessidade das pessoas auxiliando na saúde, pois muitos não têm o hábito ou oportunidade de buscar conhecimento ou determinados cuidados”, disse.

Por: Vida Diária/Andressa Lima.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.