:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Foi realizada a 1° assembleia do projeto Moradia Urbana com Tecnologia Social - MUTS, no último sábado (25), no Residencial Santos Guimarães, uma parceria entre a ONG PASPAS e moradores dos residenciais Santos Guimarães e Antônio Costa Filho, e de iniciativa do Banco do Brasil.

O projeto MUTS é uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil e será realizada em seu empreendimento habitacional pela ONG PASPAS (Profissionais da Área de Saúde Promovendo Ações Sociais) nos próximos meses.

O Projeto tem como objetivo principal fazer com que os moradores deste empreendimento habitacional se mobilizem, se conheçam e se organizem. Esses três componentes são os ingredientes principais para que essa nova comunidade tenha mais chances de sucesso nas suas tomadas de decisões sobre qualquer tipo de melhoria no empreendimento. Lembrando que, toda melhoria deve ser sempre pensada, discutida e decidida em conjunto, pois quanto maior o número de moradores envolvidos e seu grau de organização, maior o poder de alcance dos objetivos definidos pela comunidade.

Para que esses objetivos sejam alcançados, o projeto utiliza-se das chamadas “Tecnologias Sociais”, que são conjuntos de atividades que buscam trazer efetivas soluções de transformação social para a comunidade.

Etapas do Projeto:

Formação do Grupo de Acompanhamento: Para conhecer, discutir e acompanhar o projeto em sua totalidade. Esse grupo será formado por representantes da Prefeitura, do Banco do Brasil, dos moradores e da ONG PASPAS.

Primeira Tecnologia Social: Nos primeiros meses do projeto será realizado o autorrecenseamento (entrevistas realizadas pelos próprios moradores com outros moradores), que trará informações sobre a comunidade que possibilitando aos moradores a reflexão, discussão e tomada de decisões sobre o futuro da comunidade.

Segunda Tecnologia Social: Serão 04 tecnologias a serem apresentadas para que a comunidade escolha uma - Biblioteca Comunitária, Gestão Comunitária de Resíduos Orgânicos, Horta Urbana e Joias Sustentáveis. A Tecnologia escolhida trará alguma forma de desenvolvimento à comunidade, sempre de forma coletiva.

Por Vida Diária: Andressa Lima/ONG PASPAS.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.