:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Intel anunciou, na última semana, que vai começar a disponibilizar chips Wi-Fi compatíveis com a tecnologia 802.11ax para as fabricantes. O novo padrão vai permitir até 40% mais velocidade do que o Wi-Fi AC. Além disso, a tecnologia trabalha melhor com vários dispositivos conectados ao mesmo tempo, visto que oferece a estabilidade e a velocidade necessária para ambientes onde isso é frequente, como hotspots ou dispositivos de Internet das Coisas.

Além de roteadores, o chip Wi-Fi AX da Intel poderá vir embarcado em notebooks e dispositivos móveis. Em termos de velocidade, a companhia estima que a novidade seja capaz de chegar a cerca de 2 Gb/s de taxa de transferência e suportar até 256 dispositivos conectados simultaneamente.

Padrão de Wi-Fi 802.11ax chega a quase 5 Gbps, promete Broadcom

Outra vantagem do novo padrão está em uma menor latência. Sem informar números, a Intel acredita que o Wi-Fi AX vai melhorar a performance de chamadas de voz pela Internet, de streaming de vídeo pela rede e de jogos online utilizando dispositivos conectados à rede Wireless.

Embora o novo chip já esteja presente em alguns aparelhos em 2018, os gadgets compatíveis com a nova tecnologia só devem chegar em massa ao mercado em 2019. Isso porque, a Wi-Fi Alliance, entidade que coordena o padrão, ainda não definiu os termos de certificação.

Durante a IFA, em 2017, a Asus chegou a anunciar um roteador com o padrão 802.11ax, que ainda não está disponível para venda. Porém, sem a certificação da Wi-Fi Alliance, não há a garantia de que o dispositivo vá funcionar de forma estável com todos os aparelhos Wi-Fi AX no futuro.

Além da Intel, a Broadcom já apresentou alguns chips para Wi-Fi 802.11ax. Os modelos da fabricante são capazes de chegar a quase 5 Gb/s e gerenciar até 50 dispositivos conectados ao mesmo tempo.

 

Por: Vida Diária/G1

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.