:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 15 de janeiro de 2018: Ultimamente, a população de vários bairros teixeirenses tem presenciado a proliferação de escorpiões. A exemplo disso, noticiamos casos ocorridos no bairro Ouro Verde Park, que também sofre com outros animais peçonhentos. No intuito de informar, a Vigilância Epidemiológica, juntamente com a Vigilância Sanitária de Teixeira de Freitas, destaca a importância de controlar a população de escorpiões já que representam risco para a saúde humana.

Os escorpiões são animais venenosos, mas pouco agressivos. Seu principal alimento são as baratas e grilos. De hábito noturno, o escorpião se abriga durante o dia embaixo de madeiras velhas, lenha, telhas, tijolos, restos de construção, entulhos e principalmente frestas em calçadas, muros e paredes. Sapatos e roupas também servem como abrigo. Sabe-se que não existe veneno eficaz ao combate dos escorpiões, e os mesmos entram nas casas pelos ralos, esgotos e frestas das portas e paredes.

Nas áreas urbanas, medidas devem ser adotadas para que seja evitada a sua proliferação, através de ações de controle, captura e manejo ambiental. A parceria entre órgãos ligados à limpeza urbana, ao saneamento, às obras públicas e à educação é de extrema importância para o controle de escorpiões.

Quais são as medidas preventivas ao aparecimento dos escorpiões?

As principais medidas a serem adotadas para evitar que estes animais peçonhentos habitem a sua casa são:

Verifique cuidadosamente calçados, roupas, toalha e roupas de cama antes de usá-los;

Limpe periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura;

Mantenha camas e berços afastados, no mínimo, 10 cm da parede;

Evite que lençóis toquem no chão;

Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões;

Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques;

Não deixe acumular lixo e entulho nos quintais, jardins, terrenos baldios e ao redor das residências.

Evite a formação de ambientes favoráveis ao aparecimento dos escorpiões como restos de obras, materiais de construção e terraplanagem, que possam deixar acúmulo de entulho, superfícies sem revestimento, umidade etc.;

Coloque o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos;

Mude, periodicamente, de lugar materiais de construção que estejam armazenados e lembre-se de proteger as mãos com luvas grossas na realização do trabalho;

Retire de paredes e muros plantas ornamentais densas, arbustos e trepadeiras;

Elimine fontes de alimento para os escorpiões (baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados);

Limpe terrenos baldios das redondezas dos imóveis ocupados;

Evite a prática de queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões, entre outros animais;

Preserve os inimigos naturais dos escorpiões, especialmente aves de hábitos noturnos, lagartos, sapos, etc;

Mantenha jardins e gramados aparados e bem cuidados.

Em caso da picada de um escorpião, o procedimento a ser tomado é lavar o ferimento com água e sabão, fazer compressa morna para aliviar a dor e buscar atendimento médico imediatamente (crianças encaminhar para a UMMI e adultos para o HMTF e UPA).

Por: Vida Diária/Ascom.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.