:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

As casas de amparo a idosos em Caravelas e em Alcobaça têm sobrevivido por meio de doações e de gestos de caridade por parte da comunidade católica e outras pessoas que se mobilizam em prol dos idosos que foram abrigados pelo Lar. No entanto, esses lares, constantemente, precisam de objetos e alimentos especiais para os idosos e necessitam de uma reforma. Conversamos com representantes dos dois lares e com o padre Ronaldo Cardoso, que tem lutado para não fecharem os lares.

Keila Passos Saúde Vieira, do Lar dos Idosos Santo de Caravelas, nos disse que, hoje, 12 idosos moram no lar. “O abrigo existe desde 2002 e nunca passou por uma reforma”, informou Keila. Então, uma das urgências da casa é uma reforma para adequar as exigências da Secretaria de Assistência Social e melhor se receber os idosos. Com a reforma eles “construiriam mais quartos, se possível, adquirir quartos individuais, pois há dias que alguns idosos ficam agitados, incomodando o sono dos demais”, disse Keila.

Uma das necessidades do Lar hoje, é uma assistência médica maior, mais abrangente, além de remédios e fraldas. O padre Ronaldo também falou sobre a dificuldade em pagar o décimo terceiro salário dos funcionários que dedicam com tanto amor suas vidas a cuidar 24 horas dos idosos carentes da região.

O Lar dos Idosos Santo Antônio de Caravelas fica localizado a Rua Lar dos Idosos, número 91, bairro São Judas Tadeu, ao lado da Secretaria de Obras. É possível conhecer melhor o trabalho deles através do Facebook do Lar: https://www.facebook.com/lardosidososcaravelas. Também pode entrar em contato pelo número (73) 3297-1032.

Você pode ajudar doando qualquer valor em uma conta no Banco do Brasil, agência 0579-7, conta corrente 18.035-1, em nome do Lar dos Idosos Santo de Caravelas.

O Lar dos Idosos de Alcobaça também vive a mesma situação. Com a ajuda da população, foi criado um Bazar que vende roupas usadas e novas doadas pela comunidade e assim conseguem fundos para a compra de remédios que os idosos necessitam. O bazar é administrado por Maria da Gloria Almeida de Medeiros, conhecida como Glorinha.

Segundo Glorinha, as despesas do Lar dos Idosos de Alcobaça são pagas por doações. Ou seja, 100% do lar é resultado da caridade da população. Hoje, o lar necessita de fraldas, carnes e outros alimentos para a refeição especial dos idosos. Atualmente, também tem 12 idosos no Lar de Alcobaça e o local é coordenado pela Irmã Maria de Fatima Oliveira.

Quem quiser doar, basta depositar em uma conta no Banco Sicoob 756, cooperativa 3021, conta 4378-8.

Você também pode doar roupas ou alimentos, entrando em contato com o Lar pelo número (73) 3293-2165. Ou indo à Rua dos Abrolhos, número 21, Bairro São Benedito, Alcobaça.

Por: Vida Diária/Petrina Nunes.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.