:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

 

O Nordeste foi a segunda região brasileira a gerar mais empregos nas micro e pequenas empresas (MPE), em 2017, com 59.183 postos. Os pequenos negócios nordestinos apenas ficaram atrás do Sudeste, que registrou a criação de 127.549 empregos nas MPE, segundo dados de levantamento feito pelo Sebrae com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), fornecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. No total, as MPE brasileiras geraram 329.630 novos postos.

Na região Nordeste, a Bahia se destaca como o estado em que os pequenos negócios mais contrataram. De janeiro a dezembro de 2017, foram 17.620 empregos gerados no estado. No ranking brasileiro, os baianos ficam com a sexta colocação, após São Paulo (77.508), Minas Gerais (44.555), Goiás (31.168), Santa Catarina (24.942) e Paraná (23.040).

No total, os postos de trabalho gerados ao longo do ano pelos pequenos negócios brasileiros reverteram os saldos negativos registrados por esse nicho de empresas em 2015 e 2016, sinalizando uma retomada do emprego protagonizada pelas MPE. Já as médias e grandes empresas (MGE) registraram a extinção de 350 mil empregos em 2017.

 

 

Por: Vida Diária/Agência Sebrae de Notícias (ASN)

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.