:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A BRF vai dar férias coletivas de 30 dias a mais 3,5 mil funcionários nas unidades produtivas de Rio Verde (GO) e Carambeí (PR) a partir de 14 e 21 de maio, respectivamente, elevando o total de empregados afetados por medidas de ajuste de produção para cerca de 7 mil.

O ajuste de produção da maior exportadora de carne de frango do mundo segue a decisão do Ministério da Agricultura, de 16 de março, que interrompeu a produção e certificação sanitária dos produtos de aves da BRF exportados do Brasil para União Europeia, em desdobramento de nova fase da operação Carne Fraca, que investiga irregularidades na análise sanitária de produtos alimentícios.

A decisão nesta quarta-feira "considera a necessidade de adaptações no planejamento de produção, em decorrência de ajustes para atender a demanda", disse a BRF em comunicado.

De acordo com a BRF, que é dona das marcas Sadia e Perdigão, as férias abrangem os funcionários da linha de abate de aves da fábrica de Rio Verde (2.300 pessoas) e todos os funcionários da linha de produção de Carambeí (1.200 pessoas).

Além das unidades de Rio Verde e Carambeí, a BRF já havia decidido por ajustes de produção nas unidades de Capinzal (SC) e Mineiros (GO).

No caso de Capinzal, as férias de 30 dias começam em 7 de maio e envolverão cerca de 3 mil funcionários da unidade de abate de aves. Em Mineiros, as férias começaram em 12 de março para mais de mil funcionários, sendo que a maior parte, 623 trabalhadores da linha de frangos, já retornaram ao trabalho.

A decisão da BRF divulgada nesta quarta-feira ocorreu após a rival Aurora Alimentos ter divulgado no final de março que vai dar férias coletivas em fábrica em Santa Catarina, citando "difícil momento vivido pelo setor no Brasil".

As ações da companhia encerraram o dia em queda de 0,4%, cotadas a R$ 23,06, enquanto o Ibovespa teve baixa de 0,3%.

Por: Vida Diária/G1.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.