:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A greve dos caminhoneiros, que durou 11 dias e levou ao desabastecimento de combustível e alimentos em todo o país, trouxe à tona um problema que vai além do preço do diesel e do frete: a diminuição de movimentação de cargas pelas rodovias brasileiras combinada ao aumento na frota de caminhões, reflexo da crise financeira.

De acordo com levantamento realizado pela A.C.Pastore & Associados, o fluxo de carga nas estradas pedagiadas teve redução de 25% entre 2011 e 2018. “Temos um excesso de caminhões, ocasionado pelos benefícios relacionados aos financiamentos, e uma produção industrial que ficou estagnada desde 2011”, explica o economista Caio Carbore, da A.C. Pastore.

Conforme dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), houve aumento de 4,91% na frota de caminhões brasileira entre 2015 e 2018. No mesmo período, a produção industrial de um modo geral caiu de índice de básica fixa de 94,43 para 88,93, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Por: Vida Diária / Veja

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.