:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 30 de julho: Alguns dias atrás, o Vida Diária noticiou sobre a luta das voluntárias da Associação de Familiares e Amigos da Pessoa com Deficiência (AFAPED) em arrecadar dinheiro para fazer um curso de Mobiliário Adaptado em PVC na cidade do Recife-PE. Com isso, foram feitas rifas e feijoada beneficente para ajudar nos custos, entretanto, o arrecadado não foi suficiente para que três voluntárias da instituição fossem fazer o curso.

 

Mesmo assim, com o fato de não ter conseguido o esperado, elas foram à luta, conseguiram diversos cartões de créditos, fizeram as inscrições e embarcaram rumo ao objetivo. Porém, o curso que elas foram fazer, neste sábado (28) e domingo (29), foi na cidade de Porto Alegre-RS. As três voluntárias da instituição que participaram da formação em terras gaúchas foram: Islane Silva (presidente), Sheila Maria B. Moreira e Jaqueline Guinaze.

 

O curso ensina a produzir diversos equipamentos de reabilitação em PVC, como cadeiras de rodas, cadeira de banho específica, andador e muitos outros aparelhos. Com isso, através de parcerias, a AFAPED conseguirá desenvolver e produzir esses materiais, os quais poderão ser doados para quem precisa.

 

Lá em Porto Alegre, as teixeirenses já conseguiram fazer uma cadeira de banho, um andador, uma cadeira de rodas e um estabilizador (que possibilita a criança a ficar em pé pela primeira vez). Segundo Islane, os materiais produzidos no curso já têm destino, serão doados para algumas famílias em Teixeira de Freitas.

 

De acordo com a presidente, “para colocarmos o curso em prática, vamos ver um espaço maior e precisaremos de parcerias, como lojas de materiais de construção, de ferramentas, entre outros materiais. A intenção é começarmos o mais rápido possível, pois aprendemos muito  na formação”, nos contou Islane.

 

Confira a seguir a relação de materiais permanentes do curso, essenciais para fazer as primeiras peças: furadeira comum; furadeira de bancada; serra tico-tico; arco de serra; ferro de solda; rebitadeira; martelo de borracha; chave de fenda; chave Philips; alicate comum; alicate ponta fina; tesoura de cortar latão; cortador de cano (32mm); fita métrica; e, estilete. Portanto, a AFAPED necessita do seu apoio, faça uma doação de um desses materiais de trabalho e dê alegria a muitas famílias que precisam.

 

Mais informações, entre em contato pelo: (73) 99910-3006; (73) 99817-1839. A entidade está localizada na Rua Dom Pedro II, 249, Centro, Teixeira de Freitas. Venham conhecer a associação e o belíssimo trabalho desempenhado pela equipe. Podem seguir nas redes sociais e entrar em contato através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

 

Por: Vida Diária/Robson Dias e Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.