:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Um grupo de turistas do extremo sul baiano participou neste domingo (26) de uma excursão ao litoral do município de Prado, tendo como objetivo a visitação às baleias jubartes, que faz parte do calendário turístico da região. O passeio foi promovido pelo Gads (Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social) e teve a participação de 32 pessoas.

 

À bordo da escuna Kyalami, o grupo deixou o cais do Porto do Turista por volta das 05:30h e se emocionou com as belezas avistadas no roteiro, dentre elas uma baleia acompanhada pelo filhote e uma outra esguichando água em alto mar.

 

“Ver de perto a grandeza das baleias jubartes aumenta minha admiração pela natureza, porque estar próximo da natureza significa aproximar-se de Deus”, avaliou Claudia Pedra, integrante do passeio.

 

As baleias jubartes migram todos os anos das águas geladas da Antártica em direção ao litoral brasileiro para reprodução. A espécie já foi intensamente caçada e sua população foi consideravelmente reduzida, mas com a proibição da caça em 1986 ela começou a dar sinais de recuperação, saindo do estado de ameaça de extinção.

 

“A Costa das Baleias é privilegiada pela migração da espécie jubarte, e a observação natural desses cetáceos é uma forma de ecoturismo pautado no desenvolvimento sustentável, que ajuda cada vez mais a conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de conservação da vida marinha como um todo”, mencionou Vinícius Almeida, presidente do Gads.

 

No retorno, os turistas visitaram o Recife de Corais, na ilha de Guaratiba, outro ponto que atrai turistas de várias partes à costa pradense.

 

Por: Vida Diária / Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.