:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 16 de outubro: No último dia 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, o 13º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC) realizou uma palestra com o seguinte tema: Estratégias de atenção e prevenção ao suicídio. O palestrante foi o psicólogo clínico Maurício Gomes de Jesus, o qual é representante do Conselho Regional de Psicologia (CRP-03) no Extremo Sul da Bahia e atua no Centro de Atenção Psicossocial-CAPS II, no município de Teixeira de Freitas. Atualmente, essa prática radical tem atingido inúmeras famílias, que até hoje carregam uma dor difícil de suportar.

 

Segundo o Capitão PM Luiz Cláudio, chefe da Comunicação Social, “o suicídio é um acontecimento complexo e multifacetado, que pode alcançar indivíduos de diferentes procedências, classes sociais, idades, orientações sexuais, etc. Entretanto, este mal pode ser prevenido, necessitando que o agente reconheça os sinais de alerta em si ou em alguém próximo, e procure ajuda especializada. Com isso, o Sr. Tenente Coronel PM Sérgio Barros, Comandante do 13º BEIC, ciente da importância de trazer informações sobre os cuidados com saúde mental, para o público interno da Unidade, orientou a coordenação de cursos acerca do tema”, relatou o capitão.

 

O evento foi elaborado para atender recomendação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças - CFAP, visando complementar a grade curricular dos alunos do Curso de Formação de Soldados PM 2018.1, inserido na disciplina “Seminários de Temas Selecionados”, pois, o policial militar, no desempenho de suas atividades diárias, enfrenta diversas situações de risco, existindo de um lado o dever de promover a proteção das comunidades e do patrimônio, e do outro lado, a preservação de sua própria vida e de sua saúde, inclusive a mental.

No decorrer do evento, os participantes tiveram a oportunidade de realizar diversas intervenções e sanar dúvidas acerca do assunto abordado, demonstrando, com isso, o alto grau de segurança do palestrante em tratar do tema, que para muitos ainda é tabu.

Dessa forma, o 13º BEIC finaliza suas ações de conscientização sobre a prevenção do suicídio, sensibilizando a população e os seus profissionais da área de segurança pública para os sintomas desse problema e para a busca ininterrupta da saúde física e mental.

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.