:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Responda com sinceridade. Você sabe diferenciar uma viola clássica de um violino no primeiro olhar? Pois é. A semelhança entre esses dois instrumentos, que pertencem a mesma família, acaba por muitas vezes colocar a viola clássica numa condição menos conhecida. Mas, em Belo Horizonte (MG), entre os dias 17 e 20 de Outubro, ela, a viola [e os violistas] foi a protagonista de um importante Encontro. E, para representar Teixeira de Freitas, o jovem Matheus Santos esteve presente. Ele é mais um dos talentos iniciados na música nos projetos sociais do ICED (Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento). Para participar ele teve que ser submetido e aprovado em seletiva.

 

Voltando à questão da viola, cabe uma breve apresentação para sanar a confusão. Trata-se de um instrumento que se assemelha ao violino, tanto no visual, quanto na forma de tocar, mas seu som é mais encorpado, doce e menos estridente. Seu registro musical fica entre o violino e o violoncelo. Quem sabe muito bem manusear e diferenciar este instrumento, é o Matheus. Com seu talento e suas muitas horas de estudo e dedicação, ele foi um dos músicos a participar do VI ENVIO (Encontro Nacional de Violas).

 

O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Violistas e contou com o apoio das Universidades Públicas de Minas Gerais: UFMG e UEMG. Um evento composto por concertos e muitas aulas, as chamadas “masterclasses”. Na pauta estavam assuntos ligados a administração, gestão em música, manifestações culturais e também história da música, com ênfase para os principais concertos de violas de 1919. Os concertos aconteceram no Auditório Conservatório Centro e Auditório Campus Pampulha.

 Enquanto tudo acontecia, Matheus vibrava. “Foi nostálgico. Pessoas que me inspiram desde que eu comecei a entender de música estavam lá, eu estava com elas”, comemora o jovem teixeirense. “Eu tive a oportunidade de conhecer pessoas que eu não imaginei que iria conhecer”, continua ele que arremata “a música proporciona isso, como nos disse o Jairo [Chaves], músico que é um dos meus ídolos”.

Grandes nomes da música clássica figuraram entre os convidados do ENVIO, como: Luciano Pontes, Jairo Chaves, Mariana Jellen, Ricardo Kubala, Rodrigo Santana, Leonardo Piermartiri, Ulisses Silva, Daphne Gerling, Emerson de Biaggi, Hella Frank, Carlos Aleixo dos Reis.

De volta a Teixeira de Freitas, Matheus foi recebido com carinho pela família e pela equipe do ICED. “Mateuzinho é um dos nossos orgulhos. Um menino cheio de bons valores, determinação e muito potencial”, descreveu o maestro Orley Silva. Em solo baiano, Matheus já começa a preparar a próxima aventura cultural, ao que tudo indica será pelos pampas, região do Sul do Brasil. Mas os detalhes ele ainda guarda para contar em um próximo momento.

 

Por: Vida Diária / Michele Ribeiro

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.