:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 15 de novembro: Soldados em formação do 13º BEIC (Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação) realizaram, na manhã desta terça-feira (13), na Escola Municipal Gilberto da Silva Cardoso, o Treinamento de Socorro em Acidentes com Múltiplas Vítimas, exercício este que faz parte do currículo de aprendizado deles.

 

O mesmo é voltado ao adestramento do profissional de segurança frente a casos de desastres, terrorismo, enfim, situações que existam várias vítimas que precisam ser socorridas. O treinamento foi ministrado pelo Sargento Jamildo Vilas Boas e Soldado Betine, os quais são instrutores de formação de soldados, e contou com o apoio da Defesa Civil, que ajudou com equipamentos e membros para o monitoramento.

 

No exercício prático, foi feita uma abordagem integrada, em que polícia, bombeiro e Defesa Civil atuaram juntos para que pudesse ser resgatado o máximo possível de vítimas, de forma que elas fossem entregues ao serviço médico adequadol. Dessa forma, o estado das vítimas não se agravaria. Nesse tipo de situação, a maneira correta é classificar as vítimas por meio das gravidades dos traumas, dividindo-as por sistema de cores, que é o método chamado START (Simples Triagem e Rápido Tratamento), muito usado em acidentes com inúmeras pessoas.

 

Portanto, o treinamento preconizou o que ocorreria em momentos que as forças teriam que trabalhar em consonância, em prol do resgate das vítimas. Algumas situações que ocorreram no Brasil teriam sido evitadas se houvesse todo esse preparo, como, por exemplo, o caso da boate de Santa Maria-RS, onde houve mais de 200 vítimas e não tinha ninguém que fizesse o devido socorro e esvaziamento rápido.

 

Esse exercício teve a participação de 250 crianças e alguns professores da Escola municipal Gilberto da Silva Cardoso, a qual fica situada no bairro Monte Castelo. Contou também com a presença do Coronel Sérgio Barros e Capitão Wesley. Foi caracterizada como uma atividade prática e avaliativa executada pelos 81 soldados em formação do 13º BEIC.

 

Por: Vida Diária / Robson Dias

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.