:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O Comandante do 13º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (13º BEIC), o Tenente Coronel PM Sérgio Barros Bispo, cumprindo o quanto descrito no Plano Geral de Ensino (PGE/ 2018) realiza mais uma palestra da programação de seminários de temas selecionados, com plateia composta de 81 (oitenta e um) Alunos a Soldados PM do Curso de Formação de Soldados PM 2018.1, o Sr. Flávio Santos Sampaio - Coordenador Regional de Polícia Técnica, pertencente à 8ª Coordenadoria Regional de Polícia Técnica, responsável pelo atendimento de 13 (treze) municípios do extremo sul baiano, na ocasião explanou sobre o tema: Atuação do Departamento de Polícia Técnica no Extremo Sul da Bahia. A palestra teve início às 14 horas.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) é um órgão subordinado à Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia, com atribuição para planejar, dirigir e executar as atividades destinadas a formar a prova pericial, como perícias, exames, pesquisas e estudos a ela relacionadas. Tem as suas origens no ano de 1938. Reuniu, inicialmente, o Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, criado em 1905 e o Instituto de Identificação Pedro Mello, criado em 1910. O Sr. Flávio ressaltou que o policial militar é, em regra, o primeiro profissional do aparelhamento de Segurança Pública a chegar no local de crime, e que por essa razão este agente deverá ter precaução ao chegar no referido local, analisando a circulação de pessoas e veículos, devendo ter a máximo de atenção quanto aos cuidados de sua segurança pessoal, uma vez que o criminoso pode estar próximo ao local. Após uma apreciação apurada dos presumíveis perigos, o policial militar deverá verificar se existe vítimas com vida e, na constatação, dará prioridade para efetuar o devido socorro e adotar as medidas para promover o isolamento do local, realizando o afastamento de curiosos e demarcando a área.

A palestra foi encerrada com a reflexão sobre a atuação dos prepostos da Polícia Militar, no processo de preservação do local de crime sendo este um fator de importância para a iniciação dos trabalhos realizados pelo Departamento de Polícia Técnica. O Capitão PM Luiz Cláudio - Chefe do Corpo de Alunos do 13º BEIC, representando o corpo docente, comentou sobre o valor do tema abordado como instrumento de enriquecimento de conteúdo específicos da área de segurança pública, na formação dos futuros policiais e no ensejo o Aluno Soldado PM Danilo Quaresma, representando o corpo discente realizou a entrega do certificado e enunciou palavras de agradecimentos ao palestrante.

 

Por: Vida Diária / Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.