:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 23 de novembro: Em uma parceria conjunta com o Programa Moradia Urbana com Tecnologia Social (MUTS), a ONG Paspas implantou o projeto Horta Comunitária entre os residenciais Santos Guimarães e Antônio Costa Filho, na cidade de Teixeira de Freitas. O objetivo é poder contribuir para a segurança alimentar e a economia local, visando atender os moradores.

 

O motivo que levou a ONG Paspas a implementar a horta nesses bairros foi pelo fato deles estarem distantes das feiras e do Mercado Municipal da cidade, fazendo com que a população seja dependente de transporte público e outros meios de transporte, o que diminui o acesso a alimentos nutritivos e perecíveis, além da diminuição do poder de compra e consumo diários. As condições econômicas e a ausência de hábito alimentar saudável também colaboram para que o cardápio de muitos brasileiros seja empobrecido e esteja ausente do seu cotidiano principalmente as hortaliças.

 

A horta está localizada na rua 6, no Antônio Costa Filho. Ocupa uma área total de 1.200m², de um terreno que estava desocupado e foi transformando em produtivo e de uso comum. A Secretaria Municipal de Agricultura foi uma das grandes parceiras para que o local se tornasse adequado ao plantio.  Atualmente, além de espaço de produção, se tornou um espaço de encontro dos integrantes, os quais estabeleceram uma relação direta com o cuidado com a terra.

 

A Horta Comunitária se configura, para a ONG Paspas, em uma estratégia efetiva de fornecimento de alimentos e geração de renda. Um meio de favorecer a saúde na sua integralidade, bem como uma alternativa de melhoria na qualidade ambiental, já que os integrantes aprenderam a plantar sem usar agrotóxicos e inseticidas, e receberam todos os equipamentos e insumos necessários à produção.

 

Um grande desafio para a continuidade da horta está sendo o acesso à água, no entanto, os integrantes afirmaram que se não encontrar uma solução irão plantar alimentos que não dependem tanto de irrigação, dentre eles: aipim, abóbora, banana, etc.

 

Vale ressaltar que o Horta Comunitária também recebeu todo o apoio da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas e de toda a comunidade. Projetos como este devem ser valorizados por toda a sociedade, pois lida com o trabalho comunitário e fortalecimento das relações humanas.

 

 Por: Vida Diária / Robson Dias

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.