:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Um novo tipo de combustível está dando o que falar no Brasil, trata-se da gasolina formulada, a qual rende bem mais e está sendo vendida nos postos de todo o país. Entretanto, muitos consumidores estão sendo enganados, pois estão pagando mais caro por uma gasolina que custa bem menos.

O Procon alerta os diversos motoristas a ficarem mais espertos, que procurem o posto de combustível da sua confiança, porque a venda da gasolina formulada não é proibida, mas o posto de combustível deve esclarecer bem para o seu cliente, o qual deve saber qual tipo de combustível que está sendo ingerido no seu veículo. Segundo o órgão regulamentador, o posto que agir de má fé pode sofrer multas que variam de R$ 400,00 a R$ 6.000.000,00.

 

O assunto ganhou mais força de 2011 a 2012. Foi nessa época que começaram a surgir notícias da gasolina diferente (e mais barata), criada da mistura de produtos químicos, com o intuito de aumentar seu rendimento. Em alguns estados e municípios foram criados regulamentos específicos para obrigar os postos a informar a origem dos combustíveis.

Segundo Henrique Pereira, engenheiro da comissão técnica de motores Ciclo Otto (SAE Brasil), “gasolina formulada é uma mistura química com características iguais à refinada. É feita de outra forma, mas tem de atender às especificações. Ela não é exclusividade do Brasil e é vendida em vários outros mercados. Tem uma série de mitos, de que polui mais ou de que é menos eficiente. Mas se estiver dentro das especificações, não acontece nada disso”.

Portanto, antes de abastecer, certifique-se de qual combustível você colocando em seu veículo, pague o preço certo pelo produto. Exija transparência do posto de combustível da sua confiança!

 

Por: Vida Diária / Robson Dias

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.