:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Com base nos prognósticos da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) sobre uma possível contaminação das águas do rio São Francisco, na Bahia, pelos rejeitos da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), a Embasa adotou medidas de contingência para garantir a qualidade da água que ela distribui pelos sistemas que captam neste manancial.

A empresa intensificou o monitoramento da qualidade da água que chega aos seus pontos de captação ao longo do rio São Francisco. As estações de tratamento estão sendo preparadas para que seus equipamentos possam eliminar a possível presença de metais na água e estão recebendo em seu estoque um incremento de produtos químicos para tratar a água do São Francisco no caso de ela vir a apresentar condições anormais de qualidade.

Segundo o plano de contingência estabelecido, em caso de qualquer alteração na água do rio que gere riscos à saúde da população e não possa ser corrigida pelos métodos convencionais de tratamento, as autoridades de saúde pública serão imediatamente comunicadas e a empresa adotará as medidas necessárias, como a interrupção do abastecimento e a adoção de fontes alternativas, para assegurar a continuidade do fornecimento de água tratada aos municípios afetados em sua área de atuação.

 

Prognóstico

Em relatório divulgado no dia 29/01/2019, a CPRM afirma que a pluma de rejeitos está se deslocando em velocidade mais baixa que a velocidade média da água em condições normais e que a frente da pluma vem apresentando dispersão ao longo de sua trajetória. Com base nos indicadores de velocidade de deslocamento da pluma e de sua dispersão apresentados neste último relatório, estima-se que ela chegue nas águas do São Francisco, na Bahia, no final de fevereiro ou início de março deste ano.

Outro ponto a considerar é a distância de quase 800 km a ser percorrido pela pluma de São José da Varginha, em Minas Gerais, ponto onde a pluma chegou no dia 30/01/2019, até o primeiro ponto de captação na Bahia, sendo que, neste percurso, existem duas barragens das usinas hidrelétricas de Retiro Baixo e de Três Marias, onde certamente as partículas mais pesadas dos rejeitos irão sedimentar, restando apenas uma pluma com potencial muito grande de dispersão

 

Por: Vida Diária / Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.