:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Além do despejo de lixo, a Lagoa do Jacaré, em Itamaraju está sendo alvo de incêndios criminosos provocados por pessoas desconhecidas, causando danos à flora em torno do manancial. A ação foi registrada neste domingo (03) por moradores próximos à lagoa e denunciada ao Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social (Gads).

 

O fogo atingiu a vegetação ao redor da lagoa, inclusive árvores frutíferas e ornamentais plantadas pela ONG nos últimos anos. O presidente do Gads, Vinícius Almeida, informou que o episódio será levado ao conhecimento do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

 

“Fatos lamentáveis como esses devem ser coibidos e seus autores responsabilizados, porque o meio ambiente tem que ser preservado”, afirmou o ambientalista, que esteve no local após ser acionado pelos moradores. De acordo com Almeida, a prática de queimadas ilegais é passiva de multa entre R$ 150,00 e R& 2.500,00.

 Segundo o dirigente, o Gads irá fazer o replantio das mudas afetadas pelo fogo, após levantamento dos danos causados pelo incêndio.

 

Plantio de mudas

Na tarde de sábado (02), o Gads promoveu o plantio de mudas de árvores frutíferas e medicinais na Praça Castelo Branco, em frente à estação rodoviária de Itamaraju. Foram plantadas mudas de manga, jaca, jamelão, jabuticaba  e moringa oleífera.

 O grupo ainda depositou no ponto de mototáxi próximo ao local do plantio uma lixeira e disponibilizou uma mangueira para irrigação das mudas.  O cuidado para com as plantas será feito pelos mototaxitas, que elogiaram a ação do Gads.

 

Por Domingos Oliveira (fotos: Gads)

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.