:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas realizou esta semana mais uma ação de conscientização. Desta vez a equipe foi à “feira de quarta” para levar informações aos comerciantes e clientes sobre o cuidado que deve ser tomado com relação à proliferação de pombos.   

A falta de controle da população da pombos nas áreas urbanas, leva risco à saúde das pessoas, pois as colônias produzem uma grande quantidade de fezes, que tem bactérias, fungos e alguns tipos de vírus, podendo transmitir várias doenças como meningite e pneumonia para as pessoas. 

 

Preocupada com a grande quantidade de pombos na cidade, a Vigilância Sanitária de Teixeira de Freitas desenvolveu um projeto para tentar controlar a superpopulação de pombos no perímetro urbano.

Vale ressaltar que as medidas, ambientalmente corretas, devem limitar-se ao controle e não à matança das aves, já que, apesar de não pertencerem a uma espécie nativa do Brasil, os pombos que vivem em liberdade em nosso meio são considerados parte integrante da fauna silvestre brasileira, estando, portanto, amparados pela legislação de proteção à fauna.

 

Para evitar o crescimento da população de pombos e as doenças transmitidas por eles, as medidas a seguir devem ser tomadas:

• Não deixar restos de alimentos que possam servir de alimento para os pombos como grãos, farelos e rações;

• Efetuar a limpeza constante do local;

• Nunca alimentar os pombos;

• Utilizar máscara e luvas ao fazer a limpeza de locais onde há fezes de pombos;

• Antes de varrer as fezes dos pombos, umedecer com água e desinfetante;

• Vedar buracos e vãos entre paredes, telhados e forros.

 

Por: Vida Diária / ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

MercadoSul
CNA
carnesSP
Exata
Lekao
GIL Academia