:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Mucuri, 02 de agosto: Mais de 3 mil pessoas participaram da 1ª Feira da Agricultura Familiar, Educação e Saúde na Praça, no distrito de São José de Alcobaça, no dia 19 de julho. A iniciativa foi promovida pela Suzano, Secretaria de Educação e a Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, como uma ação do projeto Parceria pela Valorização da Educação (PVE).

O PVE é uma iniciativa do Instituto Votorantim que conta com a participação da Suzano. O evento incluiu uma feira agroecológica, apresentações culturais e literárias, barraca da leitura, exposição de trabalhos escolares, atendimento médico e nutricional, cadastramento biométrico e a oficina “Fábrica de Ideias”.

 

Segundo a coordenadora pedagógica da EMEF São José, Lelícia Amorim, a escola tem se apropriado da temática rural, da lida no campo, das culturas e da importância dos agricultores no contexto escolar. “A ideia foi aproximar agricultores, donos de farinheiras, representantes de associações rurais para conversar e mostrar como a escola tem trabalhado e como aquele território em questão pode ser o foco de atividades e discussões”, revela.

Para Lelícia, o sucesso de qualquer proposta educacional está relacionado à participação conjunta da família, escola e instituições. “São parceiros que podem contribuir para uma educação de qualidade e, principalmente, para a formação plena de cidadãos. Esse projeto contou com o envolvimento de todos e foi de grande importância, desde o planejamento até a execução. Quando todos se envolvem a escola cumpre melhor o seu papel”, destaca Lelícia.

 

O envolvimento da comunidade e da família com o tema educação está no centro do propósito do PVE, programa que busca a valorização do ensino a partir de ações participativas. No Extremo Sul da Bahia, o programa abrande escolas dos municípios de Alcobaça, Nova Viçosa e Mucuri e vem contribuindo para melhorar o desempenho do aprendizado dos alunos.

 

Por: Vida Diária / Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.