:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 14 de setembro: Na tarde da última quinta-feira (12), o Tribunal Superior do Trabalho (TST), através do Ministro Godinho Delgado, convocou uma audiência de conciliação entre a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e as federações representantes dos empregados. O ministro é relator do dissídio coletivo de greve da empresa, anunciada na quarta-feira (11) pelos trabalhadores. A audiência foi marcada após o ministro ter recebido os advogados da empresa e dos empregados.

No dissídio coletivo, a ECT pede que o TST determine a suspensão imediata da greve, sob pena de multa, ou que os sindicatos mantenham no mínimo 90% do contingente mínimo em cada unidade, para que as agências e bancos postais continuem operando normalmente as suas atribuições. De acordo com o relator, os demais aspectos do processo, dentre os pedidos liminares, serão encaminhados na audiência ou logo a seguir.

No dissídio coletivo, a ECT pede a concessão de tutela de urgência para que o TST determine a suspensão imediata da greve, sob pena de multa, ou que os sindicatos mantenham em atividade o contingente mínimo de 90% em cada unidade para desempenho normal de suas atribuições. Segundo o relator, os demais aspectos do processo, entre eles os pedidos liminares, serão encaminhados na audiência ou logo a seguir.

 

Diante de tudo isso, o ministro propõe o seguinte:

-Suspender a greve após as assembleias;

-Reconheceu a unidade das representações;

-Manutenção de todas as cláusulas do ACT 18/19 até o julgamento do Dissídio;

-A empresa não efetuará qualquer desconto até que seja julgado o Dissídio.

Dentre as discussões, espera-se que os dias de greve não sejam descontados, ou que haja uma compensação parcial; considerou-se que houve uma tendência de conduta abusiva da empresa; destacou-se o papel fundamental dos Correios Públicos; e muito mais.

O Ministério Público do Trabalho apoiou integralmente a proposta do ministro do TST, intimou a empresa a apresentar outra proposta, destacou a postura negativa da empresa nas negociações, ameaçou uma possível representação contra a empresa, além de inúmeros outros aspectos. Enquanto isso, a empresa recusou a proposta do ministro e ainda foi rechaçada. Concluindo, o ambiente ficou bastante favorável aos trabalhadores.

A Assembleia foi marcada para a próxima terça-feira (17), momento em que ambas as partes deverão chegar a um acordo.

 

Por: Vida Diária / Robson Dias

Matéria Relacionada:

Correios entram em greve por tempo indeterminado em todo o país; trabalhadores foram às ruas de Teixeira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.