:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Após três meses de estudos e desenvolvimento e 15 dias de testes, a Prefeitura de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Finanças, lança o Alvará Online. O serviço, que já está disponibilizado, tem como finalidade a desburocratização, eficiência, praticidade e o incentivo ao crescimento econômico no município.

A modalidade possui um processo eletrônico integrado entre os órgãos licenciadores garantindo a agilidade ao processo de licenciamento.

Dentre os benefícios estão o fato de não haverem as mesmas exigências da apresentação dos documentos físicos separadamente pelos órgãos licenciadores municipais e o deslocamento do profissional contábil ou empresário. Ainda neste mês será realizada uma reunião, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com os profissionais contábeis e empresariais de Teixeira de Freitas, com o objetivo de explicar a funcionalidade do programa, as mudanças que ocorreram e como fazer o processo de solicitação do alvará.

 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Guimarães, quando o atual governo assumiu a prefeitura, um alvará físico demorava cerca de 30 dias para ser emitido. Após uma reorganização, esse mesmo documento ficava pronto em dois dias. Agora, com a implantação do Alvará Online, em até quatro horas o documento está pronto. “O município está adotando uma metodologia diferenciada e inovadora na região, onde há um acompanhamento constante nas formas de simplificação no processo de cada secretaria envolvida, de acordo com o licenciamento. Garantir a praticidade nos nossos serviços e facilitar o acesso ao contribuinte é o nosso principal compromisso”, comemorou o secretário.

O prefeito Temóteo Brito, explicou que o processo consiste em tirar da máquina pública um dispêndio com materiais garantindo a sistematização da concessão dos alvarás. “Antigamente, quando aberto um processo, passava por diversas áreas, no qual era aguardado um retorno de despacho e isso levava um tempo significativo. O ganho em escala de tempo de emissão é surpreendente”, expressou Temóteo.

Maria de Fátima, diretora de tributos, completou. “Como o processo está sendo desenvolvido de forma ágil, por conta da prefeitura, é preciso que o contribuinte também atenda de forma satisfatória para que possamos dar um retorno cada vez mais rápido. As pendências precisam ser cumpridas pelos contribuintes, pois o Alvará Online já está pronto para ser retirado e precisa do pagamento da taxa, que também é online”, finalizou.

 

Por: Vida Diária / ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.