:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 26 de outubro: Nesta sexta-feira (25), é comemorado o Dia do Sapateiro, uma profissão milenar e escassa, mas ainda resiste em meio aos avanços tecnológicos da atualidade. Sabendo dessa importância, a equipe do Vida Diária entrevistou o sapateiro Saullo Souza, o qual atua no Box do Mercado Municipal de Teixeira de Freitas. Sua esposa fez uma linda homenagem em seu local de trabalho, fazendo-lhe uma surpresa.

 

A arte de fabricar sapatos surgiu a partir do momento em que o homem passou a sentir necessidade de proteger seus pés, seja do frio, seja dos obstáculos no solo. A função do sapateiro é manusear botas, calçados, chinelos e calçados em geral, fabricando-os ou mesmo consertando-os.

 

Segundo Saullo, “realmente é uma profissão que está muito escassa, pois devido à modernidade, poucos jovens têm interesse em aprender e passar o ofício adiante. A profissão surgiu na minha vida desde os 14 anos de idade, a gente sempre passava em frente a sapataria em Itabuna, a minha mãe via aquele jovem trabalhando e ela me perguntou se eu queria aprender a profissão. Então, achei por bem aprender o ofício, de lá para cá já são 25 anos na profissão, período em que estudei, me formei, tive a oportunidade de atuar em outras áreas, mas é uma coisa que faço com muito amor e sempre farei pelo resto da minha vida. Graças a Deus, mesmo eu vindo de Itabuna, tive uma aceitação muito boa na Teixeira, onde sou bastante conhecido e muitos gostam do meu atendimento. Atualmente, estou com dois jovens que estão querendo aprender a profissão, espero que eles persistam. Agradeço muito a Deus, à minha mãe, esposa, filho e aos meus clientes, a cada dia sempre procuro me aperfeiçoar”, disse Saullo.

 

De acordo com o sapateiro, ele diz conhecer em torno de 6 a 7 profissionais na cidade, principalmente, aqueles que têm os seus comércios no Centro.

 

Sheyla, esposa de Saullo, fez uma linda homenagem ao sapateiro neste dia especial. “Doze anos da nossa história juntos, e desde então você já exercia a sua profissão. Seu sonho era um dia ter sua própria sapataria, na época eu ainda era apenas a sua namorada, acreditava e confiava que algum dia você conquistaria seu objetivo. Me recordo que te viam com um pouco de indiferença, mas nunca deixei de acreditar no seu potencial. Anos se passaram, oitos anos para ser mais precisa, casados  agora, e acompanhando sua jornada diariamente, sua dedicação e perseverança na busca incessável para conseguir realizar seu sonho, conseguir ter a sua própria sapataria, e esse dia chegou. Como toda jornada, não foi fácil, sua dedicação diária para ser o melhor naquilo que você se empenhou a vida inteira para ser, me orgulha como mulher, esposa e agora mãe. Sapateiro por amor, dedicamos a você, eu Sheyla e seu filho Davi, um feliz dia do sapateiro”, falou Sheyla.

 

Sapateiro, uma profissão honrada! Parabéns a todos os profissionais da área.

 

Por: Vida Diária / Robson Dias e Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.