:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Nova Viçosa, 14 de novembro/19 – Começou nesta quarta-feira (13) e prossegue até sábado (16) a Ação Cívico Social (Aciso), iniciativa que oferece atendimento gratuito à comunidade nas áreas de saúde, emissão de documentos, corte de cabelo, atendimento médico e odontológico, entre outros. A iniciativa, que acontece na Praça São Benedito, em Posto da Mata, é resultado de uma parceria entre a Suzano, a Marinha do Brasil e a Prefeitura Municipal de Nova Viçosa, contando ainda com o apoio do Tribunal de Justiça da Bahia e da Secretaria de Segurança Pública (Instituto Pedro Mello).

 

Uma das principais demandas é pelo atendimento odontológico, para o qual foram triadas previamente 380 pessoas. A expectativa é de que, até o final do evento, sejam feitas cerca de 40 próteses, além dos demais atendimentos. Para o serviço de emissão de documentos (identidade, certidão de nascimento e outros) é necessário retirar senha previamente. São 300 senhas por dia, distribuídas a partir de 6h30 no próprio local do evento. Quem está em busca de um novo visual, também pode cortar cabelos gratuitamente, há quatro cadeiras de corte de cabelo no local.

 A maior parte dos atendimentos são feitos pela equipe da Marinha, que está com quase 100 pessoas no local, oferecendo consultas em especialidades como cardiologia, ginecologia, pediatria, ortopedia, urologia, odontologia e neurocirurgia. Equipes da Prefeitura de Nova Viçosa também atuam na Aciso, com mutirão de mamografia e clínica geral, além de realização de testes rápidos de HIV, glicose e pressão arterial.

 

A comandante Liz, que coordena a equipe da Marinha, disse que a maior demanda da população é por atendimento odontológico, seguida da demanda para fazer carteira de identidade, que é emitida com a parceria da Secretaria de Segurança Pública. “Na área de saúde também temos atendimento na especialidade de urologia, e recebemos paciente com mais de 70 anos que nunca tinham feito uma consulta nessa área”, disse a comandante.

 

Manuel Monteiro, 67 anos, aproveitou a consulta na área de urologia. Ele usa sonda e conta que precisa trocar o equipamento, mas não estava conseguindo atendimento em Teixeira de Freitas, onde faz tratamento. Foi até a Aciso na expectativa de conseguir trocar a sonda. Já Lourival Soares, 66 anos, consultou o clínico geral e o cardiologista e disse que foi bem atendido.

 

Na área de documentação, a Aciso oferece diversos serviços à população,  entre eles: emissão de documentos (carteira de identidade), processos ligados ao Tribunal de Justiça (divórcio, orientação para 2ª via de Certidão de Nascimento e de Casamento, entre outros) e regularização de documentação para embarcações, além de atendimento médico e odontológico. Também é possível fazer o recadastramento do Bolsa Família, atualização do CAD único e agendamento de consulta jurídica junto à Prefeitura.

 

Por: Vida Diária /ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.