:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 19 de fevereiro: Um alerta tem se levantado nos últimos meses, os quais têm sido registrados inúmeras denúncias nas delegacias do Brasil inteiro de que bandidos vêm praticando uma nova modalidade de estelionato, envolvendo compra e venda de veículos em que suposto comprador realiza depósitos falsos ou transferências em terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos ou pela internet). Na cidade de Teixeira de Freitas não tem sido diferente, vários casos já foram registrados na delegacia.

O golpe é aplicado da seguinte forma: depois de negociar o preço com o vendedor (vítima), o estelionatário simula uma operação de depósito em caixas eletrônicos ou transferências pela internet. Em seguida, o criminoso apresenta o documento de agendamento da operação como se já tivesse concretizado a ação, e, com isso, a vítima entrega o veículo para o criminoso, inclusive com assinatura no DUT (Documento Único de Transferência) e firmas reconhecidas em cartório.

Após a entrega do veículo e do documento assinado, o estelionatário encerra todos os vínculos com o vendedor, o qual não consegue mais fazer qualquer contato com o “comprador” ou reivindicar a devolução do seu bem. Logicamente, o criminoso não reside na mesma cidade em que ocorreu o golpe e apresenta identificação falsa.Como a operação de depósito e transferência não se concretiza, seja porque o cheque depositado no caixa eletrônico não possui fundo ou o envelope de dinheiro ou cheque utilizado na operação estava vazio, a vítima acaba ficando sem o veículo e sem o pagamento. Na maioria dos casos, a vítima faz a transferência do veículo após consultar em sua conta bancária e confirmar um agendamento de depósito ou transferência. Entretanto, qualquer operação bancária, por meio de autoatendimento, só é concretizada após a agência bancária confirmar o dinheiro ou cheque depositado.

A Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas alerta para que as pessoas interessadas em comprar e vender veículos tenham cuidado durante as transações. Não existe negócio bom o suficiente que dispense uma análise minuciosa pelas partes envolvidas. Se a outra parte exige uma negociação imediata, é sinal de que algo está errado. O vendedor deve sempre confirmar em sua conta bancária a efetiva realização de depósitos e transferências, antes da entrega do bem. Além disso, ele deve entender que não basta agendamento de transferências ou a realização de depósitos em caixas eletrônicos para que o pagamento se concretize, já que tais operações devem antes ser confirmadas pelo banco responsável pela operação.

 

Por: Vida Diária / ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.