:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Com o objetivo de atender as demandas jurídicas de pequena complexidade, o Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc), antigo Balcão de Justiça, que está instalado na Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania e é um órgão em parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia iniciará o serviço de audiências virtuais durante o período da pandemia.

A supervisora do órgão Cristina Galvão explicou como funcionará o serviço. “Neste momento de Pandemia, estamos atendendo nesta nova modalidade, nós temos um número em que a pessoa pode entrar em contato e ela vai marcar este agendamento da audiência pelo WhatsApp ou ligação e nós vamos fazer esta audiência virtual”.

 A responsável ainda reforçou quais são os serviços disponibilizados pelo Cejusc. “Serviços jurídicos, orientação jurídica, realizamos audiências de casos de pequena complexidade, exemplo: direitos de família, alimentos, divórcio, reconhecimento de paternidade, conflitos de vizinhança, mas é importante salientar que o serviço é destinado  a quem não tem condição de pagar advogado e precisa acessar estas questões”.

Mas para que a audiência seja agendada e posteriormente tenha efeito jurídico, algumas etapas são necessárias, como conta a supervisora. “A pessoa que necessita do serviço, que não tem condição de pagar advogado, procura o serviço, logo após é feita uma triagem para analisar se a demanda é do Cejusc, sendo positiva é agendada uma audiência, que é realizada aqui mesmo e chegando a um acordo é redigido um termo que é homologado pelo juiz, é feito vista ao Ministério Público, e posteriormente é homologado pelo juiz para que tenha efeito jurídico”.

Quem pode acessar o serviço?

Orientação jurídica é feita para qualquer pessoa, mas, para serviços a pessoa deve ter renda inferior a dois salários mínimos, se possuir bens para partilhar que não ultrapassem R$80 mil, são alguns dos requisitos analisados.

 

Por: Vida Diária

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.