:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O artigo de autoria do teixeirense Luan Amaral de Souza foi produzido juntamente com outros pesquisadores: Dra. Tatiane Benvenutti, Dra. Daniella Cardoso Buzzi, Dr. Marco Antônio Siqueira Rodrigues e Dr. Franco Dani Rico Amado. As pesquisas foram desenvolvidas através da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) – Ilhéus-BA, Universidade FEEVALE – Novo Hamburgo-RS e Universidade Federal de Ouro Preto – Ouro Preto-MG. Os estudos foram financiados pelo CNPq, CAPES, SECTI, FAPESB e FINEP.

O Artigo foi publicado em revista internacional “Chemical Engineering Communications”, da Editora inglesa Taylor & Francis, com título “Electrodialysis reversal applied to tertiary treatment of Kraft pulp mill efluente”. Título original: Electrodialysis reversal applied to tertiary treatment of Kraft pulp mill effluente. Título traduzido: Eletrodiálise reversa aplicada ao tratamento terciário de efluentes da indústria de celulose Kraft.

 

O endereço eletrônico do Artigo é https://www.tandfonline.com/eprint/UBNJ6KKWBNG4PNIDAJR7/full?target=10.1080/00986445.2020.1789603  e estará disponível para consulta gratuita por 24 horas. A partir de 17/07/2020 será disponibilizado apenas o resumo e será cobrada taxa de USD 51,00 pela revista inglesa para ter acesso à pesquisa na íntegra, comum nesse tipo de publicação científica, já que os direitos autorais passaram para a Editora.

A pesquisa apresenta a Eletrodiálise, tecnologia eletroquímica que utiliza energia elétrica como força motriz, que permite realizar a separação de sólidos de soluções aquosas. Essa tecnologia vem sendo utilizada na remoção de íons, metais dissolvidos, correção de pH, dessalinização de águas salobras e tratamento de águas e efluentes diversos.

 

No estudo, a Eletrodiálise (ED) foi utilizada para remover contaminantes do efluente final de uma indústria de celulose Kraft, promovendo uma água residual tratada, o que acarretará em redução de danos ao ambiente receptor, tornando o processo sustentável, já que reutilizada no próprio processo produtivo, reduzindo custos operacionais de captação e de tratamentos.

Síntese do artigo: Duas amostras foram avaliadas: primeiro, o efluente final tratado por processos convencionais; a segunda foi adicionalmente filtrada por areia e carvão ativado (FEAC). Os testes em uma planta piloto foram realizados em lote, com reversão de polaridade do eletrodo. Medições de temperatura, pH e condutividade elétrica foram realizadas durante ensaios com Eletrodiálise Reversa. As soluções antes e após o tratamento com EDR foram submetidas à caracterização físico-química, a fim de determinar a eficiência do sistema. As concentrações de cloreto e sulfeto foram reduzidas em até 98,6 e 100%, respectivamente. Além disso, os íons avaliados foram removidos satisfatoriamente pelo EDR para ambos os efluentes, dando a eles a qualidade adequada para descarte ou reutilização em processos industriais. O estudo apresenta uma solução mitigadora de problemas ambientais e tecnológicos, sendo uma alternativa viável no tratamento terciário de efluentes do processo Kraft na indústria de celulose.

 

Já tiveram uma matéria publicada pelo Governo do Estado referente à uma outra pesquisa que está em andamento:

http://www.secom.ba.gov.br/2019/05/148835/Estudantes-baianos-desenvolvem-metodo-para-tratamento-de-agua.html

 

Por: Vida Diária

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

MercadoSul
CNA
carnesSP
Exata
Lekao
GIL Academia

POPULARES Mais acessadas na semana