:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O mês de setembro é marcado por duas datas importantes: Dia Internacional da Língua de Sinais e Dia Nacional dos Surdos. Nesse período diversas atividades são promovidas com o intuito de valorizar a comunidade surda e conscientizar a população sobre a necessidade de promover a inclusão social. Nesse cenário de inclusão, a Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, realizou, na tarde da última sexta-feira (25), por meio do Programa Suzano de Educação, a live "Café com Libras: comunidade surda em foco”, encontro virtual que promoveu um intercâmbio entre os municípios de Imperatriz (MA) e Mucuri (BA).

As duas cidades se conectaram para construir esse momento e compartilhar um pouco sobre as lutas e conquistas da comunidade surda. A iniciativa proporcionou uma conversa sobre as ações importantes promovidas pelas secretarias municipais de educação desses dois municípios, em prol dos alunos surdos, bem como a promoção do crescimento profissional, maior inserção e a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho. A live contou com a participação de membros das comunidades surdas, que incluem famílias de pessoas surdas, gestores, professores, colaboradores da empresa e intérpretes de língua de sinais.

O operador de embaladeira de bobinas da Suzano Unidade Mucuri, Cleber Santana, é deficiente auditivo e ressaltou a relevância do encontro virtual. "Tive o prazer de compartilhar a minha trajetória de vida durante a live e pude mostrar que a deficiência auditiva não é uma desculpa para não fazer nada e sim uma oportunidade de me esforçar mais e ir além", ressalta o operador.

Maria Ivanilde Oliveira dos Santos é gestora da 1ª escola municipal bilíngue para surdos do estado do Maranhão, localizada em Imperatriz, e que atende toda a Região Tocantina. Ela comemora a iniciativa ressaltando a importância da troca de experiências para o fortalecimento dos direitos e da inclusão das pessoas surdas na sociedade. “As discussões com o objetivo de mostrar os trabalhos com a Comunidade Surda são de fundamental importância, pois aprendemos com a experiência do outro. Disponibilizar esse espaço de discussão sobre essa temática é fundamental, pois podemos compartilhar experiências positivas com pessoas, possibilitando assim, melhorar o conhecimento sobre a temática em foco”, destaca a gestora.

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.