:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O projeto de monitoramento integrado de biodiversidade da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, em parceria com a Veracel Celulose, identificou uma espécie de árvore até então desconhecida da ciência na região do sul da Bahia. A Tocoyena atlantica, que ainda não possui nome popular, é da mesma família do jenipapo e do café e teve sua descoberta publicada neste mês em um artigo científico na revista especializada Phytotaxa. O documento é assinado por Rodrigo L. Borges, Paulo Henrique Gaem e Nádia Roque, botânicos associados a universidades e à Casa da Floresta Ambiental, parceira da Suzano no trabalho de monitoramento de biodiversidade.

A espécie, até então desconhecida, foi localizada na área de alto valor de conservação (AAVC) Bloco 34, uma das 69 AAVCs conservadas e protegidas pela Suzano, que totaliza 58 mil hectares. Na região que engloba os estados da Bahia, do Espírito Santo e de Minas Gerais, onde a Suzano mantém trabalhos de monitoramento integrado de biodiversidade em parceria com a Veracel, são mantidas 27 AAVCs e um total de 19,5 mil hectares.

“Temos mais de 4.500 espécies de fauna e flora identificadas em nosso monitoramento e agora incluímos essa nova espécie a essa lista. Essa descoberta reforça que nosso monitoramento é altamente eficaz e que nosso manejo promove a conservação das áreas naturais”, afirma Thais Fanttini Sagrillo Zuccolotto da Suzano. “Infelizmente essa espécie já chega ao conhecimento da ciência ameaçada de extinção, em virtude da ocorrência geográfica restrita, mas a conservação dessas áreas garantirá que ela possa ser estudada e melhor compreendida a partir de agora”, completa a analista de meio ambiente.

Tocoyena atlantica pode medir entre 5 e 8 metros de altura, possui flores com um amarelo vívido e tem sua floração entre outubro e dezembro. Ela foi encontrada na campanha de monitoramento de 2019 e desde então passou por pesquisas para confirmar sua identificação. Certificado de que se tratava de uma nova espécie para a ciência, tornou-se tema do artigo “A new species of Tocoyena (Rubiaceae, Gardenieae) from the Brazilian Atlantic Forest”.

A análise de espécies nativas nas áreas de conservação da Suzano é realizada há décadas e deve alcançar um novo patamar a partir de estudos a serem conduzidos pela academia. A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), por exemplo, já formalizou parceria com a Suzano para estudar a biodiversidade nas AAVCs da região.

A Suzano possui aproximadamente 1 milhão de hectares de áreas destinadas à conservação, ou seja, quase 40% de sua área total de pouco mais de 2,2 milhões de hectares.

Por: Vida Diária/Ascom

Foto: Júlio Henrique Ribeiro Magalhães_Casa da Floresta

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.