:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 19 de janeiro de 2021: O Governo Federal liberou nesta segunda, 18, a vacina contra a Covid-19 em todos os Estados brasileiros utilizando a CoronaVac, desenvolvida em parceria o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac. Das 6 milhões de doses disponíveis neste primeiro momento, a Bahia receberá 376 mil para vacinar 180 mil pessoas, mas a quantidade que cada município receberá ainda não foi divulgada.

Em Teixeira de Freitas, a necessidade seria a de receber 10 mil doses para imunizar o primeiro grupo, mas segundo Rosidalva Barreto, Diretora de Vigilância em Saúde do município, provavelmente o número será menor: “Quando tivermos a quantidade exata poderemos apontar mais especificidades de nosso planejamento. Segundo a Sesab, em Teixeira nós receberemos as doses amanhã até no máximo 18h. Na quarta-feira, quando começa de fato a campanha, vacinaremos os moradores do Lar dos Idosos e iniciaremos a imunização de profissionais da linha de frente do Hospital de Campanha. Profissionais do Centro Covid também estarão nessa lista prioritária”.

Foi definido pelo Ministério da Saúde que a vacinação terá quatro grupos que devem ser atendidos inicialmente. O primeiro é composto pelos profissionais de saúde, idosos com mais de 75 anos, idosos institucionalizados e indígenas. No caso de Teixeira de Freitas, não se enquadra a população indígena, e a única instituição com idosos receberá com prioridade a imunização.

É importante ressaltar que, neste momento inicial, são poucas doses da vacina e não haverá oferta para a população em geral, por isso a logística adotada é única. “O nosso plano é vacinar os profissionais nos próprios locais de trabalho, por isso já iremos ao Hospital de Campanha na quarta-feira. No caso de idosos acima de 75 anos que tenham dificuldade de locomoção e estejam acamados, a possibilidade é de que sejam vacinados em casa. O drive-thru também entra no planejamento, assim como a distribuição de doses em unidades de saúde estratégicas”, anunciou a diretora.

Ainda segundo a Diretora de Vigilância em Saúde, o objetivo da vacina agora não é controlar o número de casos, mas evitar o agravamento da doença e os óbitos. Como os idosos têm sido atingidos de forma mais dura pelo novo coronavírus, eles são a prioridade, além dos profissionais de saúde que são os responsáveis por cuidar diretamente da população.

À medida que novas doses chegarem, a imunização será ampliada até que atinja os grupos que já foram definidos pelo Ministério para essa fase. Os cuidados preventivos como uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos devem continuar intensos apesar do início da vacinação.

Por: Vida Diária/Ascom.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.