:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 12 de fevereiro de 2021:  Das aldeias da mata para o mundo! Essa é a sensação das famílias que vivem na Terra Indígena Barra Velha, município de Porto Seguro, localizada no entorno do Parque Nacional Histórico do Monte Pascoal, quando iniciaram o plantio das 45 mil mudas de árvores de mais de 130 espécies.

As aldeias Boca da Mata e Meio da Mata fazem parte do Núcleo Araticum, e a ação coletiva é fruto da parceria do Programa Arboretum com instituições que visam ajudar os esforços globais de reflorestamento, como a One Tree Planted, organização não governamental,  com sede no  Canadá. 

No total, 200 mil mudas de árvores estão sendo plantadas em regiões variadas do extremo sul da Bahia, reunindo cafeicultores, pequenos agricultores, indígenas e os Núcleos do Programa. 

Natan Brito, técnico do Programa Arboretum explica que a ideia, além de intensificar as ações de reflorestamento, visa preparar os espaços para que, futuramente, as famílias possam desenvolver atividades produtivas. “Estamos fazendo o reflorestamento por meio de Sistemas Agroflorestais prevendo o plantio de cacau por exemplo, uma boa alternativa de renda para as famílias que vivem nessas localidades, associada à recomposição florestal”. 

Foram mais de 30 famílias animadas e dispostas para o plantio dessas árvores, e o ponto forte foi a participação feminina, inclusive da Cacique Anailda Braz que em todo o tempo colaborou com o mutirão de plantio, expondo o espírito de união de seus aldeados e o cuidado com o ambiente, pensando e preservando o futuro!

Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.