:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 6 de abril de 2021: Com o objetivo de reorganizar a zona urbana do distrito de Itabatã, a Prefeitura Municipal de Mucuri investe na pavimentação em bloquete da Rua Costa Rica, no bairro Cidade Nova, levando mais qualidade de vida, valorização mobiliária e estética dos ambientes. A Rua Costa Rica possui 1.000 metros de extensão e já tinha 400 metros de calçamento a partir da região central e agora o município está construindo os outros 600 metros restantes da rua no bairro Cidade Nova. Toda a obra está recebendo pavimento intertravado de concreto que é um tipo de piso que pode ser considerado uma espécie de substituto do paralelepípedo, conhecido como bloquete, pavimentos drenantes ou pavers.

O engenheiro civil Victor Augusto Souza Santos, secretário Municipal de Obras de Mucuri, explica que como o próprio nome já diz, o pavimento intertravado se trava. Tratam-se de blocos de concreto pré-fabricados que são assentados sobre uma camada de areia e travados entre si por contenção lateral e por atrito entre as peças. As juntas entre as peças são preenchidas por material de rejunte, o que permite a utilização imediata do pavimento e, além de ser resistente, é fator ainda de embelezamento da rua e um dos grandes benefícios atrelados ao uso deste pavimento é a questão da sustentabilidade e os ganhos ambientais que na comparação com o uso do asfalto são enormes.

O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (DEM), destacou que está sendo feito um trabalho muito importante de drenagem e de pavimentação em bloquete na Rua Costa Rica e, além da obra, existe o fator voltado à sustentabilidade. Além disso, o material é permeável, o que possibilita maior rapidez no escoamento da água da chuva para o solo. Segundo o prefeito, trata-se de uma grande obra que além de beneficiar à população local, está trazendo embelezamento e valorização para a região por tratar-se de uma rua larga que está ganhando um belo aspecto urbano no bairro Cidade Nova, em Itabatã.

“O piso intertravado que está sendo aplicado na Rua Costa Rica é um material resistente e ambientalmente correto, ele não se desloca lateralmente quando pressionado e nem rotaciona, o que também garante o travamento, um critério de aceitação do material em função desse aspecto. E além de ser resistente, é fator ainda de embelezamento da rua. Estamos iniciando um trabalho de forma significativa para beneficiar e valorizar várias regiões do município de Mucuri com obras que vão diretamente alcançar e melhorar a vida das pessoas”, pontuou o prefeito Robertinho.

Para o morador da Rua Costa Rica nº 235, o mecânico montador Adriano Kalifa, 39 anos, a pavimentação é muito importante para o desenvolvimento do bairro Cidade Nova. “Eu comprei este lote onde atualmente é a minha casa no ano de 2001 e, hoje estou comemorando a chegada da pavimentação e posso dizer que estou muito feliz com a Prefeitura Municipal e com o prefeito Robertinho. As obras estão proporcionando um novo visual e sensação de bem-estar ao bairro, melhorando a qualidade de vida e o conforto de todos nós moradores com a chegada da drenagem e da pavimentação”, festejou.

E acrescentou o morador: “A colocação dos bloquetes representa mais durabilidade, rapidez e versatilidade na manutenção, além de contribuir com o aspecto climático por irradiar menos calor do que o sistema tradicional com asfalto. Com a frente da minha residência pavimentada, já vou, inclusive, rebocar e pintar meu muro e também construir a minha calçada. Minha casa está bem na esquina com a Rua Chile, mesma rua da construção da Creche Pró-Infância e, esperamos que a Chile também seja contemplada com a pavimentação”, ressaltou o mecânico Adriano Kalifa.

Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

Exata
Lekao
GIL Academia