:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 6 de maio de 2021: Maio é considerado o mês de combate à violência sexual e prostituição de crianças e adolescentes no Brasil. O mês é inteiro dedicado à conscientização da população, mostrando formas de prevenir e proteger crianças em situação de vulnerabilidade. O último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (2018) registrou 141.105 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no período de 2011 a 2017.

Desse total, 69,2% dos casos contra crianças e 58,2% contra adolescentes ocorreram dentro de casa. É importante frisar que com as crianças passando mais tempo em casa por conta da pandemia, esses dados infelizmente tendem a aumentar, ou seja, o lugar em que deveriam se sentir mais protegidas, muitas vezes é o local onde sofrem violências.

A Lei Federal 9.970/00 foi uma conquista para os direitos da criança e do adolescente, e foi instituída no dia 18 de maio para lembrar o caso da menina Araceli, que foi sequestrada, violentada, torturada e morta no Espírito Santo em 1973. O caso até hoje segue impune, já que os acusados foram absolvidos por serem de classe média alta e por suas influências políticas. A partir disso, o Maio Laranja dá espaço para informar e mobilizar a sociedade para que todos entrem nessa luta, e para que a cada dia, menos casos como o de Araceli ocorram.

A prefeitura de Teixeira de Freitas irá publicar ao longo do mês matérias informativas sobre Prevenção à violência Sexual infantil, assim como também divulgaremos em nossas redes sociais tudo que a nossa cidade está fazendo para combater e prevenir casos de abuso. Se você identificar qualquer sinal de abuso, violência ou prostituição infantil, entre em contato com os números abaixo e denuncie. Ajude a proteger quem mais precisa.

Secretaria de Assistência Social: (73) 3011-2705 / 3011-2716

Disque Direitos Humanos – Número 100

Em caso de Emergência: 190

Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.